A palavra MASCOTE, original do francês “mascotte”, significa amuleto da sorte. Historicamente, o mascote é visto como um símbolo de boa sorte.
Por isso, é muito comum se criar mascote para eventos de atletismo, para campanhas solidárias, para empresas, etc.
A simbologia do MASCOTE sempre foi, e ainda é, muito forte. As pessoas desenvolvem um vínculo emocional com o mascote.
Na escola, principalmente na Educação Infantil, a criação de MASCOTE, sendo um animalzinho, desenvolve nos alunos aprendizados importantes. Quando se estabelece um paralelo entre o MASCOTE e um animal de estimação, brincando, as crianças adquirem noções de respeito, de regras de convívio, de cuidados necessários e de responsabilidade pela vida e bem-estar do bichinho.
Agora, cada aluninho do MATERNAL tem o seu próprio mascote!
As turmas do Maternal I possuem GATINHOS, as do Maternal II, CACHORRINHOS.
INTERAÇÃO DA FAMÍLIA
A montagem do MASCOTE foi uma atividade realizada em casa, com a colaboração dos pais.
As instruções foram que a família unida criasse o animalzinho usando materiais recicláveis e, principalmente, a imaginação. A criança deveria participar o máximo possível, com ideias, escolha de detalhes, sugestão de cores…
As famílias se divertiram na confecção e demonstraram muita criatividade: fizeram animais com lata de leite em pó, sendo a tampa a carinha do bichinho; com papelão; com embalagens de sabão ou amaciante de plástico; com garrafas PET, etc. A decoração é que deu graça aos mascotes. Em geral, empregaram papéis coloridos, sobras de tecido e tintas para formarem as orelhas dos cachorros e os bigodes dos gatos.
DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE
Em dia programado, as crianças, no gramado, apresentaram seus mascotes aos colegas. Todas, mesmo as do Maternal I, contaram, do seu jeitinho, como tinham feito em casa o MASCOTE: que objetos utilizaram, quem participou e qual nome deram a ele.
As professoras explicaram os cuidados que precisariam ter para o MASCOTE poder ficar com elas na escola pelo maior tempo possível.
ASSOCIAÇÃO COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Aproveitando o momento, as professoras conversaram sobre ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. Perguntaram sobre quem tinha bichinho em casa e como ele era tratado. Esse diálogo proporcionou a menção da responsabilidade e dos cuidados que os donos precisam ter com os animais.
Como disse a professora Silmara, “Foi um projeto com várias etapas que, de maneira lúdica, resultou em vários aprendizados significativos”.
GATINHOS DO MATERNAL I MUITO BEM TRATADOS
A professora Adriana Oliveira, do Maternal I, fez um evento para todos da turminha mostrarem os gatinhos de sucata feitos com a família. E, sabendo que a teacher Valéria simplesmente adora gatos, convidou a colega para participar.
Nessa atividade, as crianças cuidaram dos gatinhos: deram comidinha e vacinaram com injeções de brinquedo. Também brincaram com seus mascotes e deram a eles muito carinho.