Nas aulas de História da professora Bruna, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental estudaram “Cidadania”, entendida como um conjunto de direitos e deveres que permitem ao indivíduo participar da vida em sociedade.
Eles conheceram, de maneira resumida, o processo histórico da conquista de direitos, que se caracterizou por muitas lutas até o surgimento da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Em seus trinta artigos, essa Carta Magna lista os direitos básicos para a promoção de uma vida digna a todos os habitantes do mundo, independentemente de nacionalidade, cor, sexo e orientação sexual, política e religiosa.
Em rodas de conversa, os próprios alunos elencaram os direitos que eles consideravam essenciais, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao emprego. Citaram, também, como principais deveres, o cumprimento das leis e o respeito aos semelhantes.
DEBATE SOBRE LIBERDADE DE OPINIÃO E DE EXPRESSÃO
Os alunos se interessaram em especial sobre o direito à liberdade de opinião e expressão, inclusive pelo fato de esse assunto ser pauta atual dos noticiários.
As professoras Bruna e Flávia, aproveitando o interesse das turmas, organizaram um debate exclusivo sobre o tema. Começaram questionando: Podemos falar ou postar nas redes sociais o que quisermos? O direito à liberdade de expressão permite agressões aos outros?
Para ajudá-los a encontrar argumentos, as professoras solicitaram que alguns alunos defendessem a liberdade total e outros defendessem a liberdade com limites.
A conclusão a que chegaram foi a esperada: que a liberdade de um termina quando começa a liberdade do outro, já que a verdadeira liberdade respeita o próximo e os seus direitos.
PALESTRA SOBRE “FAKE NEWS” E “CYBERBULLYING”
Com o objetivo de os alunos receberem mais informações e poderem tirar possíveis dúvidas, a professora Bruna convidou o Dr. Diogo Rodrigues da Cruz, advogado e pai de um nosso aluno, para vir à escola e conversar sobre Cidadania.
Assim, utilizando uma linguagem simples e permitindo a interação dos alunos, o advogado explanou os nossos direitos garantidos pela Constituição e, de igual modo, os nossos deveres.
Também abordou a questão da internet e os malefícios das plataformas de mensagens quando geram Fake News e Cyberbullying, que são postagens para desinformar, intimidar, perseguir ou caluniar pessoas. Então, sobre a liberdade de expressão, enfatizou que a necessidade de regulamentação e de limites é incontestável.
O encontro promoveu momentos de muita reflexão e rico aprendizado para os alunos.