Quem acha que criança não sabe analisar os fatos e debater assuntos complexos, como adoção e preconceito, está enganado. É só dar a oportunidade e “A VOZ DO ALUNO” se manifesta, muito mais consciente da realidade do que imaginamos.
A professora Neide, de Português, provou isso quando trabalhou com seus alunos dos 4os anos o livro “Flávia e o bolo de chocolate”, de Miriam Leitão, cujo tema principal é o racismo.
Na obra, ao mencionar a discriminação pela cor da pele, a autora discorre sobre os sentimentos da personagem Flávia, menina negra e adotada, que precisa aprender a se autovalorizar para enfrentar a rejeição de pessoas sem esclarecimento e sem empatia.
O racismo, na história, é apresentado como resultado da falta de conscientização sobre o valor da população brasileira, que é bela e rica exatamente por sua diversidade.
Assim, depois da leitura individual e em grupos, a professora organizou uma roda de conversa, em que os alunos concluíram que somos iguais apesar de diferentes, que temos os mesmos direitos e deveres, que amamos e queremos ser amados.
A personagem principal do livro encantou os alunos por sua capacidade de aceitação de ser do jeito que é, “da cor de bolo de chocolate”, como mencionava sua mãe.
“Para os alunos, a lição de autoaceitação e autovalorização da personagem Flávia foi além da cor da pele. Eles compreenderam como é importante aceitar a si mesmo, em todos os aspectos. Na verdade, é o primeiro passo para o posterior: a aceitação do outro com as suas inevitáveis diferenças.”, esclareceu a professora Neide.
Ela contou, ainda, que as turmas, no debate, citaram casos atuais que a imprensa tem divulgado de preconceitos aos diferentes quanto ao gênero, situação econômica, local de origem, etnia, religião. E finalizou: “Fiquei muito feliz ao perceber que as crianças sabem debater, estão cientes da realidade em que vivemos e têm uma visão muito ética e solidária. Foram unânimes em considerar injusta qualquer atitude de discriminação.”.
Em seguida, os alunos colocaram suas conclusões na produção de TEXTOS OPINATIVOS.
E finalizaram os trabalhos com a elaboração de um CARTAZ, no qual desenharam e escreveram uma frase como proposta de união, respeito e antirracismo. Ah, e também receberam da professora bolo de chocolate, o preferido da personagem Flávia.