A Taciane, professora do Integral das turmas do Maternal, sabe que as crianças pequenas precisam de experiências de observação, manipulação de objetos e investigação dos resultados.
Por isso, ela elabora aulas dinâmicas e atrativas para que, de modo lúdico e prazeroso, os seus alunos se sintam estimulados a interagir, a experimentar, a criar.
ATIVIDADES SOBRE FORMAS E CORES
Com tintas e massinha de modelar, os alunos criaram novas formas e texturas, e puderam perceber transformações e relações de semelhanças e diferenças.
Essas produções sensoriais (manejo da massinha e cores) foram exercícios de imaginação e de criatividade.
ENFRENTANDO DESAFIOS
A necessidade de busca de soluções de uma situação-problema faz os alunos raciocinarem. E, quando o desafio é em grupo, eles se unem, se apoiam e aprendem a importância das ações em equipe.
Como equilibrar a bola em um tubo e passá-la para o colega sem deixar cair? Esse desafio foi proposto aos alunos, que adoraram a brincadeira.
A professora aprovou a atuação deles. “Houve cooperação entre eles e, nas tentativas de acerto e erro, foram encontrando a melhor maneira de agir.”, comentou a Taciane.
Na mesma oportunidade, eles caminharam com a bola no tubo, procurando não derrubá-la.
As duas atividades motoras exigiram concentração e equilíbrio dos pequenos alunos.