A live de 22 de março, “Dia da Água”, durou o período todo para a Educação Infantil. Começou com as crianças, professores e assistentes bebendo água. Isso para incentivar o bate-papo sobre a importância da água. Ninguém pode viver sem água, e cada criança foi dizendo por que achava que a água era fundamental no seu dia a dia e como em sua família a água era usada.
Em seguida, os professores partiram para uma visão mais ampla: explicaram às crianças que a água não deve ser poluída, nem desperdiçada, porque todos os seres vivos e o próprio meio ambiente dependem dela para sobreviver.
Já os pequenos do Maternal receberam informações por meio dos fantoches dos personagens do material didático. Os bichinhos contaram histórias sobre o valor desse elemento natural maravilhoso que é a água.
COMO USAR A ÁGUA SEM DESPERDÍCIO
Em outro momento, a conversa foi sobre a necessidade do uso consciente da água. Os alunos assistiram a um vídeo: um desenho animado mostrando os benefícios da água pura, potável, e também como existe desperdício e poluição por ações inadequadas das pessoas. E os alunos foram perguntados sobre formas de economizar água no cotidiano. A maioria já havia aprendido, e eles foram sugerindo atitudes corretas de agir.
DESENHOS DE RIOS E OCEANOS
Os alunos pintaram rios e oceanos com peixinhos, numa referência ao Projeto Pedagógico “Piaget Azul – uma aventura em estado líquido”. Esse tema, que vem sendo trabalhado no decorrer deste ano, aborda a necessidade de protegermos as nossas nascentes, córregos e rios, pois a enorme quantidade de lixo que neles é lançada chega aos oceanos, destruindo muitas espécies marinhas.
Na live, eles apresentaram suas produções aos colegas.
EXPERIÊNCIAS COM A ÁGUA
Iniciando a observação científica, em “laboratórios” na casa das próprias crianças, elas participaram de uma aula para perceberem diferenças entre reações de alguns elementos quando colocados na água. As crianças puderam verificar que o detergente se mistura bem com água, mas o óleo não se dissolve e forma uma camada que fica boiando na superfície.
A professora Daniela esclareceu a proposta: “As crianças gostam de bancar os pequenos cientistas, por isso organizamos, sempre que possível, atividades desse tipo. Assim, com certeza, enquanto se divertem, aprendem sobre fenômenos físicos e químicos, e passam a se interessar por Ciência”.
A garotada adorou o “Dia da Água”. Teve até uma canção sobre o tema. Todos cantaram juntos.
Muita interação com as atividades e muito aprendizado!