É indiscutível o enorme valor dos livros, pois quem lê compreende melhor a realidade e desenvolve o raciocínio, a reflexão, a visão crítica e as suas próprias potencialidades. Isso sem falar que a leitura promove a ampliação do vocabulário e auxilia a expressão em todos os seus aspectos, principalmente a da fala e a da escrita.
Por isso, a nossa escola tem como prioridade estimular em seus alunos o gosto pela leitura, desde as séries iniciais.
A leitura é tão importante para o desenvolvimento cultural do indivíduo que, no Brasil, há duas datas para homenagear os livros: o dia 18 de abril, “Dia Nacional do Livro Infantil”; e 23 de abril, “Dia Mundial do Livro”.
CELEBRAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O “Dia Nacional do Livro Infantil” é comemorado em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros, famoso por suas obras de literatura infantil, como “O Sítio do Picapau Amarelo”, que traz as maravilhosas personagens Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Visconde de Sabugosa, entre outras.
Nesse dia, para as turmas da Educação Infantil, ocorreram atividades especiais de “Contação de Histórias” e uma pecinha teatral sobre o Sítio do Picapau Amarelo.
Os alunos ficaram encantados de conhecer os personagens de Monteiro Lobato e folhearam livrinhos com suas histórias.
Também, por ocasião do evento, muitos trouxeram para a escola um livro compatível com a idade de sua turma para ampliar as Minibibliotecas das salas de aula. Decidiu-se que, no final do ano, por sorteio, cada aluno levará para casa um dos livrinhos.
CELEBRAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Os alunos do 1º ao 5º ano comemoraram o “Dia Mundial do Livro”, em 23 de abril, uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura e homenagear autores.
Eles tiveram a oportunidade de participar de um “Piquenique Literário”, organizado pelas professoras em duas partes.
Na primeira, os alunos puderam livremente manusear os livros infantis que a própria turma havia trazido de casa e, após escolher um deles, desfrutar de alguns momentos bem descontraídos de leitura. Como o livro iria ser devolvido ao dono no próprio dia, o combinado foi que quem se interessasse por algum, deveria anotar o nome da obra e o autor. Assim, o empréstimo temporário do livro foi uma proposta para que os alunos tivessem contato com vários livros, como numa livraria.
Na segunda parte do evento, ocorreu o piquenique propriamente dito, com a integração de todos com comidinhas na hora do lanche.
Além disso, num espaço todo decorado para atrair a atenção dos estudantes, foi montado o “guarda-chuva literário”, que apresentou vários cartões pendurados com mensagens (escritas e ilustradas), que eles próprios haviam elaborado, sobre a importância dos livros e as descobertas maravilhosas que as histórias oferecem.