O dia 19 de abril foi de muita festa para os alunos da Educação Infantil. Todas as atividades significaram homenagens aos povos originários, importante etnia que ajuda a compor a diversidade cultural e histórica da nossa gente brasileira.
A data também convidou os professores a conversarem com os alunos, mesmo os pequenos, sobre a necessidade de garantirmos suas terras, como direito à sobrevivência dos quase 900 mil indígenas que existem no Brasil.
Ao mostrar aos alunos um pouco dos costumes dos indígenas, o objetivo foi passar a mensagem de que devemos valorizá-los e respeitá-los, inclusive por serem eles os guardiões da fauna e da flora local, já que têm formas únicas de viver e se relacionar com a natureza.
Assim, toda a equipe docente da Educação Infantil contribuiu na organização de "estações", para os alunos participarem de vivências que lembrassem algumas características dos nossos povos originários.
ESTAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO INDÍGENA
Nessa estação, os alunos receberam informações sobre a culinária indígena, que influenciou os hábitos alimentares de todos os brasileiros. Eles puderam degustar mandioca cozida, milho, banana assada e tapioca.
ESTAÇÃO DE PINTURA DO ROSTO
Os alunos aprenderam, nessa estação, que os indígenas brasileiros dão muita importância às pinturas corporais. Feitas normalmente de elementos naturais, como urucum e jenipapo, são as marcas características de muitas tribos, ou seja, os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade.
E, para a alegria dos nossos alunos, eles receberam pinturas em seus rostinhos.
ESTAÇÃO DE COLARES
Com sisal, macarrão e penas artificiais, os alunos criaram colares lembrando o gosto por enfeites que os indígenas possuem.
A atividade, além de criativa, foi um exercício de coordenação motora fina.
ESTAÇÃO DE VASOS DE ARGILA
Os alunos receberam a informação de que cestos e utensílios domésticos fazem parte do artesanato dos povos indígenas. Eles utilizam folhas, fibras vegetais, argila, madeira e pedras para suas artes.
Então, cada aluno criou um vasinho de argila na Aula de Arte. No dia do evento, eles finalizaram suas produções com pintura livre.
ESTAÇÃO DE MÚSICA
O professor de Música, o Paulo, explicou aos alunos que na música dos povos indígenas predominam a voz e o canto, sempre associados à dança. Mas também ocorre o acompanhamento com instrumentos musicais, como chocalhos, apitos e tambores.
O Paulo comentou, ainda, que os indígenas criam os instrumentos para reproduzir os sons da natureza. E apresentou o “pau-de-chuva”, que imita o barulho da chuva.
Depois das explicações, só diversão: seguindo o professor, eles cantaram e fizeram uns passinhos das danças indígenas tradicionais.
A professora Juliana ajudou nas danças, animando os alunos com o som de um chocalho.