O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março.
A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, quando mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.
Com essa luta de dois séculos, a mulher obteve avanços extraordinários: nos estudos, no trabalho e na atuação política.
Mas também temos visto, nos últimos anos, um retrocesso, colocando a mulher em posição de vítima na sociedade, sofrendo discriminação, machismo e violência.
Isso significa que a luta da mulher por emancipação, salários iguais aos dos homens e respeito precisa continuar.
E falamos sobre este dia nas aulas
Fundamental I
As professoras dos 1° e 2° anos conversaram com os alunos sobre essa data, explicando que ela existe para lembrar a necessidade de direitos iguais entre os gêneros e que a mulher merece toda a consideração e respeito.
Perguntados sobre a mulher que eles mais amavam, é claro que a resposta foi a mãe.
Então, as professoras de algumas turmas chamaram as mamães que estavam presentes em casa para aparecerem na live e ouvirem uma poesia em sua homenagem
Depois, os alunos fizeram cartões para as mães com desenhos e frases de elogio e agradecimento. Ah, as vovós não foram esquecidas. Algumas também ganharam cartões.
Já os alunos dos 3°, 4° e 5° anos assistiram a um vídeo que mencionava o surgimento da data 8 de março e como foi a luta das mulheres através dos tempos para atingirem suas reivindicações de igualdade e justiça.
Em seguida, num debate, todos os alunos expressaram o que haviam entendido sobre o vídeo e a condição da mulher no mundo de hoje.
E, numa folha de papel dobradura, as professoras pediram que eles escrevessem uma frase em homenagem a uma mulher do seu convívio social que eles admirassem. Por fim, os alunos dobraram a folha, fizeram alguns recortes e a transformaram num cartão-coração.
Fundamental II e Médio
No fundamental II e Médio, os professores trabalharam o tema com histórias e livros de grandes mulheres que entraram para história e homenagearam as alunas com poemas e musicas.
O professor de arte, Raul, entrou em todas as lives cantando a música Maria, Maria do Milton Nascimento (o vídeo dele você confere aqui).
O professora Carol, de português, começou mostrando um vídeo do poeta Braulio Bessa declamando um poema, depois conversaram sobre grandes mulheres na Literatura. Finalizando com a pergunta: Quais as mulheres que te inspiram?
As respostas foram mães, avós e algumas famosas como a Marta, a Malala, Greta, Zendaya e Millie Brown. Disse a professora, Carol.
Confira o poema:
Um só dia
Um só dia é muito pouco para celebrar a Mulher
Um só poema
Uma rosa
Uma homenagem qualquer
Palavras são muito pouco
Não importa o que eu disser
E mesmo assim
Dizer é o meu dever
É dever da humanidade reconhecer que a mulher
É força
É dignidade
É o que é e o que quer ser
E ela quer ser liberdade
Quer ser mãe
Quer ser artista
Ser sozinha, aventureira
Empresária, agricultora
Ser juíza, sacoleira
Quer ser talvez Bossa Nova
Mas também quer ser Funkeira
Quer ser simples, popular
Quer ser a joia mais cara
Quer ser muitas e ser plural
E ainda assim, quer ser rara
Quer ser livre, corpo e mente
Quer ser e é diferente
E a diferença é clara
A diferença é a força
A garra, a resistência
A coragem, a sabedoria
A pressa e a paciência
É tão claro e evidente
Ser igual e diferente
Faz parte da sua essênciaFeliz dia Internacional da Mulher
– Bráulio Bessa
A professora Cris, de inglês, fez uma homenagem para suas alunas.
Já a professora Raquel começou a aula contando um pouco da história sobre este dia e mostrando um vídeo sobre as mulheres atuando em diversas profissões. Finalizaram com uma conversa com o assunto: o lugar da mulher é onde ela quiser.
Foi uma aula bem bacana e proveitosa. Os alunos conversaram bastante sobre o tema.
E a professora de Espanhol criou um blog (Día de las mujeres – Español – Piaget) todo dedicado a este dia e os alunos puderam interagir com comentários. Tudo em espanhol, claro!