Com o propósito de conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da água para a vida no nosso planeta e o papel de cada um como colaborador da preservação desse elemento vital, as professoras organizaram várias atividades lúdico-pedagógicas.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
GUARDA-CHUVA DOS CONSUMIDORES CONSCIENTES
No dia 22 de março, “Dia Mundial da Água”, na Educação Infantil, surgiram guardas-chuvas para, simbolicamente, acolher debaixo deles os AMIGOS DA ÁGUA, ou seja, as crianças dispostas a formar um grande grupo de consumidores conscientes.
BONECOS DE BEXIGA: GOTINHAS DE ÁGUA
As crianças brincaram com bonecos de bexigas especiais (na cor azul e contendo bolinhas de gude para balançarem). Os bonecos representavam as gotinhas que formam a água, bem tão precioso que as crianças aprenderam a valorizar e, no nosso dia a dia, evitar que seja desperdiçada.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PAINEL SOBRE O CICLO DA ÁGUA
As professoras reuniram suas turminhas no espaço de natureza da nossa escola e contaram histórias em que os personagens tinham o hábito de economizar água. Assim, elas foram conversando e ouvindo alguns testemunhos de como eram as atitudes da família em casa com relação à água. E o importante foi passar a mensagem às crianças das ações corretas do uso da água sem desperdício.
Os pequenos do Maternal também ouviram uma música e assistiram a um vídeo sobre como a água é usada no nosso cotidiano e onde ela pode ser encontrada.
Já os alunos dos Níveis I e II receberam explicações do ciclo da água na natureza. Também conversaram sobre as formas de reúso da água para economizá-la e a importância de se evitar a poluição, que tanto compromete a qualidade da água, tornando-a imprópria para o consumo.
WORLD WATER DAY
Nas aulas de Inglês, a teacher Valéria organizou atividades para encantar as crianças e desenvolver um vocabulário específico.
Assim, brincando com fantoches de palito de animais aquáticos (de rio, lago e mar), as crianças aprenderam as palavras fish, seahorse, sea turtle, octopus e dolphin.
A teacher também contou a história do Rainbow fish (Peixe arco-íris), e as crianças ajudaram na confecção do peixinho colorido. Depois, foram visitar os peixes reais do lago da nossa escola. Lá, elas encontraram o baby fish e sua family.
Por fim, regaram algumas flowers, entendendo, dessa maneira, como a water é necessária para a vida animal e vegetal.
NO FUNDAMENTAL I
DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA “DONA ÁGUA”
As professoras do Fundamental I montaram uma pecinha em que a “Dona Água”, representada pelas professoras das turmas com uma longa saia branca, está à procura de quem a valorize e deseje ser seu guardião, evitando os desperdícios e protegendo as nascentes, rios e mares da poluição.
Os alunos, que também faziam parte da dramatização, conversaram com a personagem. As meninas disseram que a água era usada o tempo todo nas nossas atividades e, por isso, ela era muito valorosa. Os meninos, conforme combinado, mencionaram as principais atitudes de usar a água com economia.
Assim, participando da história, eles concordaram em ser os “guardiões da água”. Como prova disso, colaram na “Dona Água” várias gotas de papel, onde haviam desenhado ou escrito ações corretas para o uso adequado da água, tanto em casa como na escola.
A pecinha ocorreu no espaço da horta, então os alunos finalizaram a apresentação mostrando mais uma importância da água usando-a para regar umas plantinhas.
BRACELETE DOS GUARDIÕES DA ÁGUA
O prêmio para quem tivesse entendido o valor da água e a necessidade de preservá-la e não poluí-la era o bracelete dos Guardiões da Água. Como todos os alunos se dispuseram a ser amigos da água e da natureza, ganharam a lembrancinha do “Dia Mundial da Água” e levaram para casa.
BRINCADEIRAS E JOGOS SOBRE ATITUDES ECOLÓGICAS
No Integral, também houve atividades para a conscientização dos alunos do Fundamental I sobre a necessidade de cuidados com a água. Muitos ensinamentos foram transmitidos por meio de brincadeiras e jogos.
A professora Kátia realizou uma dinâmica para mostrar que a água pode escassear em qualquer região do mundo e, por isso, não pode ser desperdiçada. Com potes de sucata, os alunos precisaram passar um pouco de água para os colegas de trás, mas sem derramar. Enfatizou-se, assim, a preocupação que devemos ter com esse recurso natural essencial para a vida na Terra.
Com a professora Silvana, os alunos brincaram com jogos de tabuleiro e fichas em que se apresentavam os problemas de poluição causados pela ação humana e as maneiras como devemos proceder para o uso sustentável da água.
QUER MAIS FOTOS? TEM UM MONTE AQUI!