No decorrer da semana, para os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I, houve variadas atividades em comemoração ao “Dia do Meio Ambiente”.
Eles assistiram a vídeos, discutiram questões ambientais em rodas de conversa, participaram de oficinas de reciclagem… Foi uma semana com muitas tarefas lúdico-pedagógicas que levaram à reflexão dos problemas, conscientização da realidade ambiental do Planeta e busca de soluções.
E, no dia 4 de junho, véspera do “Dia do Meio Ambiente”, o período das aulas foi inteiro dedicado a mais atividades e ao aprendizado e reconhecimento de que atitudes de preservação da natureza são essenciais para a sobrevivência de todos os seres vivos.
Educação Infantil
PEÇA TEATRAL
As professoras da Educação Infantil apresentaram uma pecinha com referência ao nosso Projeto Pedagógico Anual: “PIAGET AZUL – UMA AVENTURA EM ESTADO LÍQUIDO”, que tem como objetivo abordar com os alunos a necessidade de protegermos as nossas nascentes, córregos e rios, pois a enorme quantidade de lixo que neles é lançada chega aos oceanos, poluindo e matando os seres marinhos
Durante a pecinha, de modo interativo com as crianças, as “professoras-personagens” foram conversando e passando mensagens sobre atitudes adequadas para salvar a Natureza.
CUSTOMIZAÇÃO DE UMA CAMISETA AZUL
Com antecedência, as professoras solicitaram às famílias que enviassem uma camiseta de cor AZUL para ser customizada com referência ao tema do Projeto “PIAGET AZUL – UMA AVENTURA EM ESTADO LÍQUIDO”.
As crianças participaram da colagem de desenhos de animaizinhos marinhos e de vários tipos de enfeites.
No dia da comemoração final, na sexta-feira, a Educação Infantil estava toda AZUL.
GARRAFINHA SENSORIAL
As crianças receberam uma garrafinha de água e um saquinho (contendo animaizinhos marítimos de EVA, gliter e lantejoulas). Elas levaram para casa, a fim de montar uma “garrafinha sensorial”, com as seguintes instruções: beber a água, encher a garrafinha com água da torneira e colocar dentro os elementos do saquinho. Fechar muito bem, agitar e pronto: formou-se um bonito brinquedo em que os elementos coloridos ficam boiando na água.
Fundamental I
ATIVIDADES DE PLANTIO
A participação das crianças no cultivo de plantas estimula uma relação de amor com o meio ambiente. Os alunos do 1º ano foram à horta da escola e plantaram alface.
Já os alunos do 3º ano prepararam um pote com duas partes cortadas de uma garrafa PET grande e, utilizando terra oferecida pelo jardineiro da nossa escola, plantaram sementes de plantas ornamentais e temperos. A proposta foi que levassem para casa e acompanhassem o surgimento de mudinhas para posterior replantio com a família.
OFICINAS DE REAPROVEITAMENTO
Os alunos das turmas do 3º ano, além de participarem de debates sobre atitudes de preservar a natureza e diminuir a produção de lixo que tanto polui o meio ambiente, na prática realizaram criações de reaproveitamento. Usando “o lixo que não é lixo”, montaram objetos (porta-lápis e porta-trecos) e brinquedos.
Também com materiais recicláveis, principalmente saquinhos e sacolinhas de plástico, criaram trajes para personagens que eles imaginaram. Depois, fizeram um desfile com as “roupas”.
ARTE SOBRE TARTARUGA MARINHA
Com referência ao Projeto “PIAGET AZUL – UMA AVENTURA EM ESTADO LÍQUIDO”, que prega a necessidade do descarte correto do lixo para não poluir os rios e oceanos, os alunos do 3º ano, numa atividade MAKER (da proposta “faça você mesmo”), reutilizaram garrafas PET, sobras de cartolina ou EVA e criaram uma tartaruga marinha.
DOBRADURA OU ABRE E FECHA DA NATUREZA
Os alunos das turmas do 2º e 3º ano pintaram em uma folha de papel vários desenhos que mostravam atitudes corretas para se proteger o meio ambiente, como por exemplo: economizar água, reciclar, replantar, entre outras. Depois das dobras corretas, surgiu o brinquedo “Abre e Fecha”, em que se escolhe um número e se chega a uma das propostas de ações ecológicas.
PAINEL DE FOLHAS
As crianças do 2º ano, no presencial, andaram pelos ambientes de natureza da nossa escola pegando folhas secas ou caídas no chão. As que fazem aulas a distância puderam pegar folhas do jardim ou de uma praça (mas só as caídas no chão). Essa coleta foi para a colagem das folhas em papel sulfite, formando um painel artístico.
BRINCADEIRAS ECOLÓGICAS
As professoras do 5º ano prepararam dinâmicas divertidas para transmitir aos alunos, brincando, mensagens de preservação da Natureza.
DINÂMICA 1:
Um lenhador corta as árvores (um aluno pega os colegas). Há um tempo para restaurar o meio ambiente (um aluno salva os colegas que foram pegos). Porém, com apenas um toque do tempo ou do aluno salvador, os colegas não ficam totalmente salvos. É necessária a ação de vários toques para libertar os colegas.
CONCLUSÃO: Assim é na natureza: o que destruímos de forma rápida, leva muito tempo para se recuperar.
DINÂMICA 2:
Cada bambolê é um círculo que representa um habitat natural de um animal. E cada aluno representa um bichinho em extinção (que escolheram após pesquisa) procurando achar seu habitat. A cada rodada, um habitat é destruído (um bambolê é retirado) e, portanto, os participantes correm para entrar no bambolê e continuar na competição.
CONCLUSÃO: Na natureza, muitos animais são extintos pela ação predatória do ser humano.
DINÂMICA 3:
Uma fileira representa animais em extinção e outra fileira, os seus habitats. Os alunos combinaram códigos de modo que cada um deveria encontrar seu colega que representasse o seu habitat com abrigo, alimento e água.
CONCLUSÃO: É necessário manter as florestas, que são os habitats naturais dos animais.
CULINÁRIA QUE NÃO AGRIDE O MEIO AMBIENTE NEM QUEM A INGERE
Nas aulas de Ciências das turmas do 5º ano, muito se discutiu sobre alimentação industrializada e inadequada, com excesso de gordura, sal, açúcar e produtos químicos para coloração e conservação, que fazem mal à saúde e ao meio ambiente (para a sua produção, descarte posterior de embalagens, etc.)
Então, os alunos pesquisaram receitas naturais que não utilizam produtos artificiais ou nocivos ao organismo e à natureza.
Já encontraram suas receitas. Agora irão montar um LIVRINHO com a ajuda da professora de Tecnologia.
O DESTINO CORRETO DO ÓLEO DE COZINHA USADO
As turmas do 4º e 5º ano aprenderam sobre os prejuízos ao meio ambiente quando o óleo de cozinha usado é lançado como lixo, sem nenhum critério. As professoras ressaltaram a técnica de reaproveitamento desse produto, transformando-o em sabão. Explicaram que há postos adequados para o descarte, e citaram o Instituto Triângulo, que é uma ONG que recolhe esse óleo coletado e atua há mais de 10 anos em prol da melhoria do meio ambiente a partir de atitudes sustentáveis.
Assim, os alunos, durante uma semana, ajudaram na coleta de óleo usado, numa campanha que contou com a participação dos demais colegas e também dos funcionários da nossa escola.
AMIGO SECRETO DA NATUREZA
As turmas do 1º ano combinaram um “amigo secreto da natureza” e escolheram trocarem entre si garrafinhas de água. Escolheram “água” por saberem que ela é um recurso natural precioso. As professoras esclareceram que sem água não há vida e que precisamos aprender a utilizá-la sem desperdício, e jamais poluir as nascentes, os córregos, os rios…
E, como era um presente, a garrafinha precisou ser decorada com a ajuda da família. Alguns alunos até trouxeram mensagens amarradas na garrafinha sobre a importância da água.
Nas aulas on-line, a proposta foi diferente. A professora pediu que os alunos enfeitassem um vasinho de alguma planta que tivessem em casa para presentear uma pessoa querida no dia seguinte, no “Dia do Meio Ambiente”. Na live, os alunos mostraram os vasos.
LIVRINHO SOBRE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
Os alunos do 2º ano que fizeram a comemoração do “Dia do Meio Ambiente” pela live participaram de muitas atividades.
Ele leram por meio da “Árvore do Livro” (plataforma de leitura digital) um livrinho muito interessante: o “Reciclino, faminto por reciclagem”. O personagem, um dinossauro engraçado, fala dos problemas da poluição, do excesso de lixo, mas, de modo positivo, conscientizando o pequeno leitor e apontando soluções.
Depois, os alunos fizeram desenhos sobre o trecho que consideraram mais interessante da história.
Aconteceu, ainda, um debate sobre a importância da conservação da natureza, e alguns alunos mostraram pela live as plantas que possuíam em casa.