Essa data, que corresponde ao nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros, famoso por suas obras de literatura infantil, como “O Sítio do Picapau Amarelo” (que traz as maravilhosas personagens Emília, Narizinho, Pedrinho, Marquês de Rabicó, Visconde de Sabugosa, entre outras) é sempre comemorada no Colégio Piaget.
Isso porque a “festa” de autores e obras que realizamos constitui excelente oportunidade de despertar o interesse dos alunos pela leitura: uma das principais propostas da nossa escola.
Educação Infantil
Como a preocupação constante da nossa escola é estimular nos alunos o gosto pela leitura, desde as séries iniciais, são promovidas atividades com livros selecionados para cada faixa etária e com conteúdo interessante.
Para as crianças da Educação Infantil, a comemoração do “Dia Nacional do Livro Infantil” foi no dia 16 de abril, com atividades lúdico-pedagógicas, desenhos sobre os personagens, dramatizações, e muito mais.
Muito se falou de autores consagrados, mas principalmente de Monteiro Lobato e de seus inesquecíveis e apaixonantes personagens.
As crianças puderam vir à escola ou participar das aulas on-line com fantasias de personagens de histórias.
Foi diversão associada a muitos aprendizados.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Os alunos da Educação Infantil adoram que as professoras leiam os livrinhos para eles. Gostam de ver as ilustrações e manusear os livros. Mesmo os do Maternal aprendem rapidinho a folhear os livros. E esse contato direto com os livros é muito importante para eles irem se preparando para a futura alfabetização.
As professoras contaram histórias para os alunos presentes e também para os alunos a distância pelas lives. Ninguém perdeu nada!
PROFESSORAS E ALUNOS FANTASIADOS
Os alunos vieram com uma fantasia ou um acessório que caracterizasse um personagem de história e trouxeram de casa livrinhos.
As professoras também improvisaram roupas e perucas para ficar uma verdadeira festa: a festa dos personagens e livros. Quer maior estímulo para gostar de livros? O objetivo de motivar os alunos se concretizou. O evento foi um sucesso. As crianças estavam muito empolgadas!!!
DESENHOS E MARCADOR DE PÁGINA
E ainda deu tempo de atividades criativas nesse dia de comemoração. As crianças fizeram desenhos: poderia ser um personagem ou uma ilustração sobre o “Dia do Livro Infantil”. Depois, todos fizeram uma dobradura para servir de marcador de página. As professoras ensinaram o artesanato e deram sugestões de marcador da Emília, do Visconde de Sabugosa, mas o aluno pôde escolher outro personagem do seu agrado.
Fundamental I
A comemoração para os alunos do 1º ao 5º ano também ocorreu no dia 16 de abril.
Tanto para os que estão participando das aulas presenciais, quanto para os que assistem às aulas a distância, foi solicitado que, se possível, se vestissem com uma fantasia (de forma simples, improvisada ou customizada) ou usassem algum acessório que lembrasse um personagem de um livro que eles tivessem gostado. A ideia foi que viessem à escola ou aparecessem na live caracterizando um personagem literário.
Além disso, precisariam escolher um livrinho qualquer que tivessem em casa para contar a história aos colegas.
UMA PECINHA TEATRAL E UMA FESTA DE PERSONAGENS
Ao mesmo tempo, nas aulas presenciais e on-line, as professoras, caracterizadas de personagens do Sítio do Picapau Amarelo, foram entrando em cena, como numa pecinha teatral. Cada personagem se apresentou e uma história foi desenvolvida.
Os alunos a distância receberam um link especial para participarem dessa comemoração conjunta.
Depois, foi a vez de eles se apresentarem. Na caracterização, apareceram muitas Emílias, Pedrinhos, Meninos Maluquinhos e personagens das obras de Maurício de Souza e de Herry Potter.
ALGUNS, POR OPÇÃO, FALARAM UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DO LIVRINHO QUE TINHAM EM MÃOS
Em rodas, no gramado, alguns alunos leram trechos de seus livros ou contaram o enredo.
Essa atividade também ocorreu entre os que fazem aula à distância, e demonstrou que os alunos estão se desenvolvendo bastante na prática da leitura e na expressão oral. As professoras ficaram admiradas pela habilidade deles: souberam contar sobre o livro com coerência e desenvoltura.
TROCA DE NOMES DE LIVROS INTERESSANTES
Os alunos do 4º e 5º ano, também caracterizados, explicaram para as professoras sobre o personagem que escolheram para se fantasiar e, além disso, contaram sobre um livro de que mais gostaram dentre todos que já leram. A atividade, que se chamou “VOCÊ VAI GOSTAR DE LER”, foi uma recomendação ou sugestão de leitura. Muitos anotaram o nome do livro, ao se interessarem sobre o assunto mencionado por um colega.
E as professoras também capricharam na própria caracterização. Motivo evidente: chamar a atenção dos alunos para a alegria e descobertas que os livros proporcionam.
APRESENTAÇÃO DO PRÓXIMO LIVRO PARA LEITURA
A professora Neide, que leciona Português para o 4º ano, aproveitou a comemoração do “Dia Nacional do Livro Infantil”, ocasião das conversas sobre obras literárias, das fantasias de personagens e da empolgação da festa toda, anunciou o livro que eles começarão a ler e trabalharão nas aulas: “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca.
A autora, numa versão para o público infanto-juvenil, conta a história real de Malala Yousafzai, que quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, ela é um grande exemplo de perseverança e coragem.
Os alunos ficaram felizes em saber que lerão esse livro.
E a professora, que fez questão de aparecer na aula fantasiada de Malala, introduzirá um gênero textual novo aos seus alunos: biografia.
Atividade Solidária – Campanha do Livro Infantil
Agora, dá para entender melhor porque os alunos trouxeram à escola dois livros. É que nesse dia, 16 de abril, se iniciou a “CAMPANHA DO LIVRO INFANTIL”.
Aos alunos que estão vindo à escola, foi solicitado que trouxessem um livro infantil (novo ou usado, mas em bom estado de conservação) para doação a uma ONG ou Creche.
Os alunos do Fundamental I deveriam trazer também um segundo livro, que já tivessem lido, para comentar com os colegas.
E os da Educação Infantil, caso desejassem, além do livro para a doação, num gesto solidário, poderiam trazer um outro, compatível com a faixa etária de sua turma, para ampliar a Míni-Biblioteca da classe.
Proporcionar a crianças carentes a oportunidade de leitura, nesta fase tão difícil, não só sanitária mas também financeira, é o objetivo da campanha que ainda não acabou.
Os pais de todos os alunos podem trazer livrinhos infantis e deixar nas portarias da escola até o mês de maio.