Na fase da Educação Infantil, a criança faz inúmeras descobertas, que irão formar a base do seu desenvolvimento cultural, emocional e social.
Todas as formas de expressão precisam ser abordadas. Por isso, as professoras do Integral associam diferentes linguagens em atividades que, de maneira lúdico-pedagógica, ensinam e encantam os alunos.
LINGUAGEM VERBAL – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
A leitura é uma prática constante para os alunos de todas as turmas do Integral. As professoras Roseli, Juliana, Taciane e Conceição leem livrinhos para despertar neles o desejo de ler.
Um projeto de leitura que elas desenvolveram baseou-se no livro “O Pote Vazio”, de Demi, que transmite valorosos ensinamentos.
A escritora reconta uma fábula chinesa que tem como tema central a “honestidade”. É a história do menino Ping, que adorava flores e tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente. Um dia, o rei chamou as crianças do reino e deu a elas sementes de flores. A incumbência era, após um ano, apresentar flores em um pote como prova do trabalho realizado. Porém, o Ping só conseguiu apresentar um pote vazio. Como todas as sementes entregues eram falsas, ele foi o vencedor pela sua sinceridade.
Após a leitura, as professoras organizaram uma roda de conversa para promover o raciocínio, a interpretação e a expressão oral dos alunos.
LINGUAGEM VISUAL – PINTURA
Aproveitando a menção de flores no livro “O Pote Vazio”, as professoras apresentaram aos alunos os trabalhos de Romero Britto, pintor brasileiro de várias telas sobre flores.
Então, os alunos fizeram a releitura de um de seus quadros, usando uma bandeja de papelão e muitos tons de tinta, imitando a característica super colorida das obras do artista.