HOLOGRAMAS são imagens tridimensionais obtidas a partir de uma projeção de luz sobre figuras bidimensionais. O processo da holografia resulta das propriedades ondulatórias da luz.
As obras de ficção científica, no cinema e na literatura, sempre exploraram o conceito de holograma para facilitar a comunicação entre os personagens, tornando conversas a distância mais visuais. Lembrem-se da conversa da princesa Leia no famoso filme “Star Wars”. George Lucas, o diretor, fez uso de hologramas.
Holograma 3D, uma técnica de linguagem verbal e visual
As crianças adoram novidades! Que tal, então, ensiná-las a projetar um vídeo em 3D?
A professora de Português, Neide, dos 4° anos A e B e do 5º ano C, acredita na importância de estimular a imaginação e as diversas potencialidades das crianças. Para tanto, desenvolveu uma atividade que despertou a atenção de todas elas. A proposta exigiu muito foco, habilidade motora e a tecnologia do celular.
O resultado foi uma surpresa para elas: a criação de hologramas 3D.
A partir do conceito “faça você mesmo” (da Cultura Maker), a professora deu o passo a passo para elas construírem uma versão “caseira” de hologramas. Primeiramente, desenharam uma pirâmide, com as medidas indicadas, e fizeram a montagem de um trapézio. Usaram também outros materiais: garrafa PET, caixas de acetato usadas ou folhas de acetato transparentes e fita adesiva incolor. Depois, acessaram um vídeo no youtube e projetaram as imagens.
As crianças ficaram encantadas de aprender essa técnica de “linguagem verbal e visual”.