No dia 22 de março, “Dia Mundial da Água”, os alunos participaram de várias atividades que foram organizadas para a conscientização do papel de cada um na proteção desse recurso natural do qual dependem todos os seres vivos.
PECINHA TEATRAL
Os alunos do Fundamental I assistiram a uma pecinha em que a “Dona Áqua Flora”, representada por algumas professoras, estava à procura de quem valorizasse o meio ambiente e utilizasse a água de modo adequado, evitando o desperdício e a poluição de nascentes, rios e mares.
Na verdade, a pecinha foi um bate-papo, já que a Dona Áqua Flora, não apenas deu explicações relevantes sobre a importância da água, como também ouviu os alunos a respeito das atitudes de economia que eles praticam em casa com suas famílias.
GOTINHAS DE BEXIGA
A Dona Áqua Flora entregou a cada aluno uma bexiga azul, em formato de gota de água. Foi uma brincadeira divertida: eles estouraram as bexigas e, juntos, foram lendo as mensagem que nelas havia.
Porém, os escritos podiam ser a favor ou contra a natureza. Assim, eles precisaram identificar e separar as dicas benéficas à preservação da água.
GUARDA-CHUVA DAS BOAS AÇÕES
A atividade seguinte foi a colagem, em gotas de papel, das mensagens que ensinavam como usar a água sem desperdício, como fazer o reúso em serviços domésticos, como aproveitar a água da chuva e como evitar a poluição da água. Por fim, as gotinhas das boas ações foram penduradas nos guarda-chuvas e, então, havia chegado o momento da reunião dos “amigos da natureza” no propósito de seguir aqueles ensinamentos e também divulgá-los.
INFOGRÁFICO SOBRE O DIA DA ÁGUA
Algumas turmas receberam a incumbência de divulgar o “Dia da Água”, enfatizando a necessidade de preservar esse bem tão precioso.
Assim, numa associação de Arte e Língua Portuguesa, eles criaram INFOGRÁFICOS, gênero textual de conteúdo explicativo que, com poucas palavras associadas a imagens, estabelece uma comunicação rápida.
Depois, saíram pela escola procurando os lugares estratégicos para colocarem suas bonitas e criativas produções.