No decorrer do ano letivo, no Período Integral, ocorrem aulas de Educação Financeira.
A nossa escola acredita que ensinar as crianças a lidar com dinheiro, mesmo que de maneira básica, é o primeiro passo para que elas sejam capazes de gerir as próprias finanças de modo mais equilibrado no futuro.
As noções sobre compra, gastos desnecessários, consumo moderado, poupança, entre outros aprendizados ligados a finanças, são muito importantes para a formação de cidadãos conscientes.
TÉRMINO DO ESTUDO DO LIVRO “DINHEIRO NÃO CRESCE EM ÁRVORES!”
Todos os nossos projetos se baseiam em um livro, com o objetivo de estimular nos alunos da Educação Infantil o desejo de ler. Para a iniciação de noções de dinheiro e consumo consciente, as professoras do Integral leram para os alunos “Dinheiro não cresce em árvores!”, de Jennifer Moore Mallinosi, um livro ilustrado feito para passar ensinamentos valiosos às crianças.
No final dos trabalhos com o livro, os alunos foram chamados a contar o que haviam aprendido com a leitura. Assim, auxiliados pelas gravuras, num exercício de memória e expressão oral, cada aluno apresentou aos colegas as “lições de vida” que a história revelou.
OFICINA DE ARTE
Juntar moedas em um cofrinho é uma ação prática para as crianças entenderem o conceito de poupar e perceberem o quanto é válido fazer planos para se chegar a uma meta e conseguir comprar aquilo que se deseja.
Então, para estimular a “poupança”, as professoras organizaram uma oficina com material reciclável. Latinhas com tampas foram decoradas pelos alunos para serem os seus cofrinhos.
O COFRINHO FOI PARA CASA
Os alunos levaram os cofrinhos para casa, e as professoras pediram aos pais para apoiarem a proposta da escola. O combinado foi que, com a colaboração da família, juntassem moedas durante as férias de julho.
Depois, no segundo semestre, eles trarão seus cofrinhos para a soma das moedas e, unindo os valores de todos, o total obtido será revertido em algo para o desfrute do próprio grupo.