Neste primeiro semestre, os nossos alunos do Ensino Médio participaram de várias atividades especiais.
Uma delas foi a “Eletiva de Investigação e Química”, um conjunto de aulas ministradas no Instituto Mauá de Tecnologia.
Sempre acompanhados de um professor do Piaget, os alunos, de março a junho, saíam da nossa escola em uma Van e se dirigiam ao Instituto Mauá de Tecnologia para assistirem às aulas organizadas pela equipe docente da Faculdade de Engenharia Química da Mauá.
Química forense
Foram 8 encontros em que os alunos tiveram a incumbência de desvendar um crime ficcional, utilizando recursos científicos.
O curso foi todo estruturado com aulas práticas, em laboratórios especializados. A cada experimento, os alunos encontravam dados que os levavam a uma pista do possível criminoso.
No último encontro, com os resultados das pesquisas, ou seja, reunindo as “evidências científicas”, eles definiram o autor do crime.
Experimentos e escolha da carreira
As atividades foram muito importantes para os alunos, tanto para a ampliação dos conhecimentos científicos quanto para eles poderem constatar se estão trilhando o caminho que realmente desejam para uma carreira profissional.
A vivência numa faculdade, com orientações de professores altamente qualificados, permitiu aos alunos uma reflexão maior sobre suas opções.
Além disso, um novo horizonte de possibilidades se abriu para eles, conhecendo a modalidade da “Química Forense”, que é o emprego da química e toxicologia no campo legal ou judicial.
Encerramento das atividades
No dia 24 de junho, ocorreu o último encontro. Os pais foram convidados e puderam assistir à apresentação das conclusões finais sobre o crime fictício.
Em seguida, houve um evento de confraternização, unindo alunos, professores do Piaget, professores da Mauá e pais.
Nesse momento, os alunos se manifestaram agradecidos pela oportunidade de terem recebido ricos aprendizados.