As aulas chamadas de ELETIVAS abrangem diversas áreas do conhecimento. Formam cursos que, em geral, duram um semestre e visam proporcionar aos alunos do Ensino Médio vivências práticas em projetos significativos para a sua formação integral.
Uma das eletivas oferecidas no primeiro semestre deste ano de 2023 foi a ELETIVA DE TEATRO. Algumas alunas optaram pelo curso, ministrado pela professora Soraia Laiza, buscando desenvolver as habilidades que essa prática artística proporciona, como: foco, atenção, concentração, postura corporal, desinibição, dicção, entre outras.
As expectativas das alunas foram atendidas e até superadas com as dinâmicas do curso. A própria professora explicou a proposta:
“As aulas de teatro se basearam em exercícios de improvisação para que elas pudessem criar, imaginar, refletir e expressar pontos de vista sobre uma determinada situação-problema.”
Estratégia utilizada no curso
No âmbito do teatro, há várias formas de manifestação. E a professora Soraia Laiza escolheu a “Intervenção Teatral”, que trabalha com uma problemática atual para reflexão e análise sob diferentes maneiras de interpretação. Todos os atores (como também o público no momento da apresentação) contribuem para a organização do espetáculo, apresentando suas opiniões e vivências.
Pauta da intervenção teatral: Gravidez na Adolescência
O tema escolhido pelas alunas do curso foi “Gravidez na Adolescência”. O grupo se dispôs a refletir e pesquisar os aspectos emocionais e sociais específicos da mulher em situação de gravidez precoce.
Uma das alunas representou a adolescente grávida, e as demais simularam as pessoas recebendo a notícia do fato e suas reações: censura, recriminação, abandono, acolhimento, compreensão, apoio.
Na montagem, foram também citados alguns dos problemas enfrentados pelas mulheres no cotidiano: machismo, discriminação, violência sexual e feminicídio.
Participação do público: acolher ou julgar?
Em data marcada para o encerramento do curso, houve uma apresentação para os alunos e professores do Ensino Médio, que também participaram da discussão do tema. Por se tratar de uma Intervenção Teatral, cuja característica é contribuir para uma transformação pessoal e social, a peça ofereceu ao público ingredientes para que cada um decidisse de que lado deveria se colocar, ou seja, se escolheria ser um acolhedor ou um julgador.
Avaliação da professora
“No início da apresentação, o público parecia meio chocado com o tema da gravidez precoce. Mas o diálogo aberto sobre questões importantes da vida da mulher fez com que todos se envolvessem e passassem de observadores a participantes do espetáculo.”, comentou a professora Laiza Soraia, satisfeita com a “troca” que as alunas-atrizes conseguiram estabelecer com os presentes.
“A missão do teatro, como das demais artes, é mostrar a realidade positiva ou negativa, sensibilizar as pessoas para os problemas atuais e fazê-las pensar e até mesmo mudar de atitude.”, completou ela.