Nas aulas de Empreendedorismo, os alunos do Fundamental Anos Iniciais aprendem a importância do consumo moderado, do gasto planejado e do hábito de “poupar” para a obtenção de uma reserva financeira que possa ser usada numa emergência ou na concretização de algum objetivo pré-definido.
Especificamente, os alunos do 1º ano participam do projeto “Um Dia Divertido”, em que eles exercitam o ato de poupar para, juntos, desfrutarem de um dia repleto de brincadeiras.
Poupança desde o início do ano
No início do ano, eles confeccionaram cofrinhos, em atividades da Cultura Maker (técnica do “faça você mesmo”, com diversos materiais, principalmente os recicláveis). A proposta foi de motivá-los a juntar moedas até o final do ano, quando, todos juntos abrirão os cofrinhos, somarão as quantias e reverterão o total das economias obtidas em um dia cheio de atrações, como brinquedos infláveis e comidinhas especiais.
Também, a fim de angariar fundos para o projeto, os alunos, numa atividade de empreendedorismo, venderam na escola pulseirinhas que eles mesmos haviam criado.
Feira do Empreendedor
Desta vez, para aumentar os recursos financeiros, as turminhas do 1º ano promoveram mais uma atividade: a “Feira do Empreendedor”.
Eles trouxeram frutas de casa e, com o auxílio das professoras, montaram uma barraca de fondue de chocolate.
Dias antes, passaram nas salas de aula para conversar com os colegas do 2º ao 5º ano sobre o projeto e convidá-los a saborear, no dia combinado (20/10), o fondue que eles estariam vendendo.
Os pais de todos os alunos foram comunicados sobre a ocorrência do evento e colaboraram, enviando o dinheirinho para os filhos comprarem o fondue.
O sucesso das vendas
O resultado da “Feira do Empreendedor” superou as expectativas. E isso se deveu à organização e trabalho de equipe dos alunos do 1º ano.
Eles, vestidos de chef, com muita dedicação e alegria, serviam os pratos, de acordo com a escolha das frutas pelos colegas-clientes.
Todas as tarefas ocorreram em forma de revezamento, inclusive as de “serviço de caixa”.
A Thatiana, uma das professoras organizadoras do projeto, explicou este aspecto do evento:
“Os caixas recolhiam o dinheiro do cliente e entregavam o vale-fondue. Estipulamos o preço de R$ 5,00 para facilitar o troco. Mesmo assim, o processo exigiu deles o conhecimento das operações de soma e subtração. Foi um aprendizado de matemática na prática.”
Como os alunos aprenderam e se divertiram vendendo, os compradores gostaram do fondue, e não sobrou uma frutinha sequer, o evento, realmente, foi um sucesso.