A energia solar, também chamada de energia solar fotovoltaica, é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade, por meio do efeito fotovoltaico.
Esse efeito fotovoltaico advém de um dispositivo fabricado com material semicondutor, responsável pela conversão da luz do sol em energia elétrica.
Como fazer a conversão do que recebemos do sol em energia elétrica? O Nádson, funcionário da nossa escola, nos explica: “É preciso instalar placas solares e um sistema de captação da energia do sol.”.
Foi ele que liderou sua equipe para todas as instalações na nossa escola, há vários anos, e realiza a ampliação e manutenção.
O Colégio Piaget apostou nessa energia alternativa por saber de seus inúmeros benefícios, não só para a própria empresa, mas para o meio ambiente:
⇒ por ser proveniente da luz do sol, não é poluente;
⇒ é uma energia renovável, inesgotável e sustentável;
⇒ o sistema possui uma vida útil de mais de 20 anos, com baixa necessidade de manutenção;
⇒ resulta em economia na conta de luz;
⇒ não gera resíduos, sendo uma forma limpa e sem danos à natureza.
Em 2018, nas aulas de Ciências para o 3º ano do Ensino Fundamental, o nosso material pedagógico apresentava o tema “Energia Solar”. Então, as professoras das turmas levaram seus alunos para conhecerem o sistema de captação que a nossa escola possui.
Na ocasião, o Nadson conversou com os alunos sobre a importância desse projeto que a nossa escola faz questão de implantar por acreditar na necessidade de se contribuir com o meio ambiente.
Ele mostrou às crianças onde ficam as “placas” que captam a energia solar. E esclareceu que um sistema de tubulação nessas placas aquecidas tornam sempre quente a água dos “reservatórios térmicos”, que são conhecidos como “boilers solares” e têm formato de cilindros.
Esses boilers (a palavra boiler vem do inglês e significa fervura) é que fazem a distribuição da água quente para a nossa piscina, os chuveiros dos vestiários e, mais recentemente, para as torneiras do Restaurante Bem-Estar.
SAIBA MAIS SOBRE O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR DO PIAGET
O nosso sistema de geração de energia, no período do dia com maior luminosidade, tem a capacidade de atingir até 8.000 watts. Com essa energia, é possível acendermos 220 lâmpadas de LED de 36 watts.
Para o aquecimento da piscina, temos 30 coletores solares, medindo 72 m2. No período de maior incidência solar, conseguimos um retorno das placas, em média, de 65 graus, sendo que só utilizamos para a água da piscina 31 graus. O que significa a obtenção de energia maior do que a necessária.
Além disso, para o aquecimento da água dos chuveiros dos vestiários e para as torneiras do nosso Restaurante Bem-Estar, temos 40 coletores e 4 boilers com capacidade de aquecimento de 5.000 litros. O aquecimento nos boilers atinge de 40 a 50 graus.
TECNOLOGIA AMBIENTALISTA E DE PROGRESSO
Todos sabem que a energia solar é a solução ecológica para a geração de eletricidade e aquecimento de água. Por isso, diretores, coordenadores, professores, alunos e pais sentem orgulho desta nossa realização, que a cada ano vem se aperfeiçoando e crescendo.
Há tempos o Colégio Piaget se empenha e investe no desenvolvimento de técnicas científicas que auxiliam tanto o planeta quanto as pessoas.