Nas aulas de Química do Itinerário de Matemática e Ciências da Natureza, os alunos do 1º ano do Ensino Médio estudaram a contribuição da Ciência nos processos de higienização, ou seja, verificaram como agem os produtos formados por diversos compostos químicos para remover sujeira, desinfetar, desengordurar, entre outras funções de limpeza.
A professora Lize, de Química, explicou que existem milhões de micróbios em nossas mãos, sendo que a maior parte deles é inofensiva e faz parte da flora microbiana natural. Porém, alguns podem ser bastante nocivos.
Então, os alunos pesquisaram o assunto e concluíram que o simples ato de lavar as mãos é fundamental para a prevenção de várias doenças virais e bacterianas, e pode até salvar vidas.
Infecções respiratórias, hepatite, catapora, sarampo, tuberculose, meningite, conjuntivite, erupções na pele e diarreia são algumas das doenças que podem ser transmitidas pelas mãos e, portanto, evitadas com a higienização adequada.
Lavar as mãos deve ser um hábito já na primeira infância
Os alunos do 1º Médio já sabiam, desde a pandemia, que a lavagem das mãos também auxilia no combate ao coronavírus. Agora, com o estudo detalhado, constataram que o hábito de lavar as mãos de forma adequada, com água e sabão, e de usar álcool gel 70% é tão importante que precisa ser adquirido pela pessoa o mais cedo possível.
Assim, organizaram um encontro com os alunos do Nível II. Mesmo cientes de que, na Educação Infantil, as professoras o tempo todo orientam os seus pequenos alunos sobre questões de higiene, o 1º Médio decidiu montar uma aula especial para a abordagem da “higiene das mãos” de forma mais científica, sem esquecer, entretanto, da idade do público-alvo e da necessidade de realizar apresentações lúdicas.
Como fazer um álcool gel
Os alunos do Médio aprenderam a receita e fizeram o preparo para os pequenos verem.
Na apresentação, não usaram palavras difíceis. Os objetivos foram específicos: apenas mostrar como se pode preparar o álcool gel, despertar a curiosidade deles e incentivar o interesse pela Ciência.
No final, cada um ganhou um potinho com o álcool gel que viram ser preparado.
Diálogos
Houve muita conversa informal com os pequenos. Algumas alunas do Médio apresentaram cartazes e explicaram que nas mãos grudam sujeirinhas e bichinhos invisíveis a olho nu, mas que causam muitas doenças. Uma outra aluna fez perguntas de como eles lavavam as mãos e com que frequência. E, em seguida, cantou e promoveu uns passinhos de dança.
Os dois coordenadores do Ensino Médio, o Pedrão e a Erika, estiveram presentes e ajudaram na conversa com os alunos.
Teatro de Fantoches
Para reforçar os ensinamentos, os componentes de uma boa higienização das mãos — sabão, água e álcool gel — apareceram como personagens em um teatrinho de fantoches criado pelos alunos.
A história teve enredo engraçado, o que encantou as turminhas.
“As crianças adoraram. Foi diversão associada a muito aprendizado.”, comentou a Larissa Mendes, uma das professoras do Nível II da Educação Infantil.