Os alunos do 1º ano puderam receber seus familiares na escola por ocasião do Evento Cultural. Mesmo assim, a visitação foi dividida em diferentes dias e horários, e somente para esta série do Fundamental I. A limitação da presença de visitantes deveu-se à nossa preocupação com as normas sanitárias de evitar aglomeração.
Os pais dos alunos das turmas do 1º ano ficaram muito felizes de retornar à escola e, para eles, as professoras organizaram uma programação especial: UMA PEÇA TEATRAL.
Assim, como parte dos trabalhos do Evento Cultural deste ano — “PIAGET AZUL – UMA AVENTURA EM ESTADO LÍQUIDO” —, os alunos do 1º ano foram personagens de uma apresentação sobre as tartarugas-marinhas.
“SALVEM AS TARTARUGAS!” foi o título da pecinha, cujo enredo enfatizou a importância do OCEANO, ambiente em que vive a maior diversidade de espécies do planeta e, além disso, influencia as condições meteorológicas, estabiliza a temperatura e proporciona alimentação e trabalho para incontáveis trabalhadores da pesca.
As nossas crianças aprenderam que o OCEANO está recebendo muita poluição, e se faz necessário cuidar das nascentes, córregos e rios, já que deságuam no mar, levando todo tipo de lixo.
Essa conscientização das questões ambientais também foi trabalhada nas aulas de Inglês. As teachers Valéria e Cristiane ensinaram as crianças a falarem os nomes dos animais marinhos e algumas frases de apoio a atitudes de preservação do nosso planeta.
Um resumo de todo esse aprendizado foi contado na pecinha teatral.
Cenário e Exposição
Os pais, ao se dirigirem ao espaço em que cada turma apresentou a pecinha — com um lindo cenário de OCEANO —, passaram por um corredor, onde havia uma exposição de brinquedos que as próprias crianças haviam feito com materiais recicláveis, numa proposta de REUTILIZAÇÃO e RECICLAGEM.
AS tartarugas-marinhas e o Projeto Tamar
Na peça “SALVEM AS TARTARUGAS!”, os alunos representaram o esforço da Mamãe Tartá e de outros animaizinhos marinhos para salvar as tartaruguinhas filhotes que, frequentemente, se enroscam nos lixos do oceano ou morrem sufocadas por ingerirem plásticos, confundindo-os com alimentos. Para resolver o problema da poluição, esses animaizinhos pediram ajuda ao PROJETO TAMAR, uma instituição sem fins lucrativos, formada por pessoas voluntárias que atuam na proteção e conservação da vida no mar, principalmente das tartarugas-marinhas, ameaçadas de extinção.