Uma metodologia de PROTAGONISMO é dar visibilidade ao aluno, é colocá-lo em papel de destaque, é lhe dar voz. A escola, hoje, é o espaço do apoio, acolhimento, incentivo para o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do aluno.
Por meio de projetos interdisciplinares e com o auxílio indispensável das ferramentas digitais, o Colégio Piaget tem como objetivo oferecer a oportunidade aos seus alunos de atuarem, criarem, refletirem e organizarem suas conclusões.
Assim, para o Evento Cultural 2021, os alunos do Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio (veja o site do evento, aqui!), em grupos, escolheram a temática para a pesquisa e elaboração dos trabalhos. Os professores tiveram um papel importante no processo: foram orientadores e mediadores. Mas os alunos é que puseram “a mão na massa”, se desafiaram e tiveram resultados de sucesso. Os trabalhos demonstraram compromisso com assuntos de interesse dos jovens e questões do nosso mundo atual. A exposição de expressões diferenciadas de arte coletiva ou individual também foi uma característica marcante do Evento.
As apresentações, nos dias 28 e 29 de outubro, foram apenas para apreciação e participação dos colegas das demais turmas, em forma de revezamento.
Veja algumas das realizações:
Ilha de plástico
Alunos dos 6os anos elaboraram uma arte retratando a poluição e, em especial, o PLÁSTICO, que impera nas indústrias em geral, acarretando um lixo de proporções drásticas para o meio ambiente.
Com garrafas PET e água azul, representaram uma ilha de plástico, procurando conscientizar os colegas visitantes sobre a quantidade de plástico descartada nos oceanos, pondo em risco a sobrevivência de animais marinhos.
Moda ConsCiência
Com um jogo de palavras já no título, este trabalho dos 8os anos foi um diferente olhar da MODA, a partir da SUSTENTABILIDADE. Os alunos apontam soluções sustentáveis de roupas e acessórios. Também, na apresentação, ensinaram a fazer tingimento natural em tecidos e mostraram propostas de reaproveitamento e customização.
Oficina de Tie Dye e conhecimentos de meditação
Alunas dos 9os anos elaboraram uma oficina de TIE DYE, que consistiu na criação de camisetas coloridas. Em horários específicos, os visitantes que levaram uma camiseta branca receberam instruções para transformá-la no estilo TIE DYE. Além disso, também puderam ouvir explicações sobre terapia com cristais, sobre meditação e a importância da respiração adequada para o equilíbrio emocional.
Oficina de Origami
ORIGAMI é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Além de habilidades manuais, a prática exige principalmente concentração e foco. E foi isso que os alunos dos 1os anos do Ensino Médio ensinaram para os colegas visitantes quando faziam suas produções.
Energy Motors
Esta apresentação de alunos dos 8os anos mencionou os diversos tipos de energia existentes a partir de um dos meios de transporte mais conhecidos e utilizados no mundo: o carro. E, para descontrair e fazer os visitantes interagirem, durante as explicações, ocorria uma corrida de carros. O vencedor ganhava um prêmio.
Exposição de HQ
“QUADRINHOS” foi uma exposição de uma aluna sobre uma mídia que encanta os jovens (e adultos também). Isso se deve ao seu caráter crítico e, na atualidade, abordar os problemas das sociedades, inclusive questões ambientais.
A aluna Lívia Moura Baiocchi, do 7º ano, montou um totem de HQs com o personagem Izildo, que ela mesmo criou.
Katsumi
A Cláudia Katsumi, aluna do 1º ano do Ensino Médio, apresentou suas pinturas e desenhos, numa exposição que ganhou o seu próprio nome.
Libertações
O trabalho de alguns alunos do 9º ano, intitulado LIBERTAÇÕES, teve como base a ideia de que nos encontramos, na maioria das vezes, prisioneiros de limitações culturais impostas pelo modelo de sociedade tradicional. O grupo apresentou propostas de “liberdade”, levando os colegas visitantes a se manifestarem por meio de diversas modalidades artísticas, como pintura, música e dança.
Contação de Histórias
O projeto CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, de alunos dos 9os anos, foi montado porque o grupo gosta muito de ler e de interagir com crianças. Sendo assim, ao longo dos dois dias de Evento Cultural, eles percorreram espaços da escola com o intuito de reunir estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais para ouvirem diversas histórias.
Feira de livros
Alunos do 8º ano organizaram uma exposição literária interativa, com quizes relacionados a livros. Houve também um espaço para troca de livros e sugestões de leitura. Os visitantes, se quisessem, poderiam produzir um marcador de página usando a criatividade e os diversos materiais disponibilizados.
Escape Room
O trabalho de um dos grupos do 8º ano foi permitir aos visitantes uma experiência emocionante de detetives ou investigadores. Os colegas que se inscreviam para participar tinham a missão de encontrar a solução para o caso de assassinato que ocorreu em uma escola no ano de 2007 e que nunca foi resolvido. O tempo para descobrir o autor do crime era de A-PE-NAS 20 minutos.
Brancas, azuis, amarelas e pretas
A aluna Ana Luísa, do 1º ano do Ensino Médio, elaborou uma exposição de dobraduras de borboletas. O título “Brancas, azuis, amarelas e pretas” fez uma referência ao poema “As borboletas”, de Vinícius de Moraes.
Jogos de desafios
Alunos dos 6os anos apresentaram oficinas de jogos como treinamento do raciocínio e da lógica, e também para muita diversão.
Desastres naturais – vulcões
Um grupo do 8º ano escolheu um tema que exigiu pesquisas e explicações científicas para o surgimento e as maneiras de prevenção de fenômenos, tais como: furacões, terremotos, tsunamis, tornados, entre outros. Na apresentação, mostraram um projeto representando um vulcão em erupção.
Arte reinventada
Esta oficina de alunos do 8º ano explorou a criatividade dos colegas visitantes ao propor-lhes que pintassem algumas obras de arte — colocadas em preto e branco — usando a própria imaginação. Depois, os resultados foram colocados em painéis espalhados pela escola.
Tecnologia no esporte
Alunos do 9º ano, divididos em 3 grupos, abordaram os seguintes subtemas: AVANÇOS TECNOLÓGICOS NOS ESPORTES, SPORTS & FOOD: TECNOLOGIA NA ALIMENTAÇÃO ESPORTIVA e TECH ESPORTE: TECNOLOGIA EM ARTIGOS ESPORTIVOS.
Nas apresentações, eles mostraram que a evolução tecnológica e científica facilitam a prática dos diversos esportes existentes no mundo, como, por exemplo, a introdução de uma alimentação esportiva adequada e a criação de tênis e vestuários especiais, entre outros itens.
Em busca da perfeição
Alunos do Ensino Médio fizeram uma performance de um cientista em um laboratório tentando construir uma mulher perfeita, de acordo com os padrões de beleza da sociedade.
Na exposição, constavam representações de jornais e capas de revistas relacionando a perfeição renascentista com a questão da beleza na atualidade. O objetivo do trabalho foi denunciar a escravidão que a “perfeição estética” provoca nas pessoas.
Através do espelho
A proposta de algumas alunas do 9º ano foi passar a mensagem de que valorizar o “eu” vem antes de valorizar o “outro”, ou seja, para relacionamentos saudáveis e convivência amistosa com os demais, a autoestima e a autoaceitação são fundamentais. Então, o grupo ofereceu aos colegas visitantes um espaço em que eles podiam escrever sobre o que gostavam em si mesmos e também deixar mensagens positivas a alguém de sua escolha.
Habilidades cognitivas
Alunos do Ensino Médio apresentaram maneiras de estimular e exercitar o cérebro para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Os visitantes puderam participar de oficinas com jogos digitais e outras atividades propostas.
Pesquisa de personalidade
Este projeto desenvolvido por alunos do 9º ano teve como objetivo ajudar os visitantes no desenvolvimento de uma competência sobre a qual se fala muito atualmente: o autoconhecimento. A partir de um teste criado e aprovado por especialistas, mostraram aos colegas como é fácil descobrir e entender o seu tipo de personalidade e, dessa forma, conhecer profissões que possam agradá-los. Durante a interação, explicaram o teste e deram, logo em seguida, os resultados.
RPG Elemental Dragons
Alunos do 9º ano convidaram os colegas para uma atividade de RPG, que é um jogo de interpretação e criatividade, tem um estilo medieval e está baseado no D&D 5e. Cada participante representa um personagem, que é guiado pelo “Mestre” (o responsável pela história). A narrativa, que se constrói ao longo do jogo pelos próprios jogadores, fazem-nos tomar diferentes decisões mediante os desafios que surgem.
Ensaio de sombras
A aluna Isis Diniz, do 9º ano, exibiu sua produção artística: sombras de desenhos realizados em suportes translúcidos que são projetadas a partir de um ponto de luz.
Malacabados
Para o encantamento e alegria dos alunos, alguns PROFESSORES tocaram e cantaram algumas músicas.