As percepções sensoriais são determinantes para as crianças assimilarem informações. É por meio dos sentidos que elas conhecem o mundo e adquirem competências cognitivas importantes.
O tato é um dos sentidos que precisa ser estimulado na Educação Infantil. As atividades que possibilitam a sensação de toque (ou percepção sensorial tátil) desenvolvem a coordenação motora, a interação social, a criatividade, a memória, o equilíbrio, entre outras habilidades necessárias para uma rica aprendizagem.
MÃOS NA MASSA
As professoras Adriana e Thayane, do Maternal I, organizaram uma atividade sensorial de exploração de materiais variados com as mãos.
Foi uma prática lúdica que encantou os alunos, pois, diante de recipientes com bolinhas de gel, farinha de tapioca úmida e fubá seco, eles puderam manusear livremente os elementos e sentir a diferença de textura entre eles.
DE PÉS DESCALÇOS
Outra atividade de estímulo do tato, foi os alunos, de pés descalços, passarem por um caminho com texturas diversas: algodão, areia, palha, água e letrinhas de plástico.
Também passearam um pouco pela escola, sentindo nos pés a lisura do piso, a aspereza do cimento e a maciez da grama.