Quem falou que as exposições de trabalhos, habituais nas escolas, não podem acontecer nas aulas a distância? A nossa escola prova que isso é possível!!!!
As professoras da Educação Infantil realizaram um trabalho com suas crianças, orientando-as pelas aulas on-line.
O tema de estudo era os continentes que formam o nosso planeta. As crianças do Nível II viram a localização no Globo Terrestre e ficaram encantadas de achar o nosso país e outros dos quais conheciam o nome, mas não sabiam onde se encontravam.
Entretanto, o enfoque não era sobre os países e sim sobre os continentes, embora as professoras salientaram a América do Sul, para as crianças saberem onde fica localizado o Brasil.
Toda criança gosta de Globo Terrestre (e, com certeza, os adultos também!). Quem não brincou de girar o Globo e com o dedo apontar e dizer: “Um dia irei viajar para este lugar aqui!”. As professoras, nas aulas, fizeram essa brincadeira, girando um Globo e depois perguntando: “Mas em que continente fica o lugar que o dedo apontou?”
Muita diversão e aprendizado. E, para motivar ainda mais as crianças, houve uma atividade da “Cultura Maker” (uma extensão do “faça você mesmo”, em que os alunos constroem objetos significativos ao assunto estudado em aula). Ou seja, elas, com uma ajudinha dos familiares e utilizando materiais recicláveis, fizeram um Globo Terrestre com os continentes.
Algumas crianças usaram uma bola meio murcha ou esquecida num canto, uma bexiga, papéis e jornais amassados em várias camadas… Depois, pintaram o azul dos oceanos e colaram os continentes recortados de papel ou plástico.
Valeu deixar fluir a imaginação e muita criatividade. Teve até Globo coberto de tampinhas!
E quem pôde saiu na foto segurando o seu Globo com uma fantasia típica ou algum acessório que lembrasse um lugar, fosse o de origem de seus antepassados ou um outro lugar que desejasse.
Por fim, ocorreu a exposição: a criação dos demais colegas foi vista na tela do computador ou no celular.