As professoras Adriana e Thayane sabem muito bem que elementos sensoriais chamam a atenção das crianças pequenas, que estão descobrindo o mundo por meio do tato, do visual, do paladar e até do olfato.
Por isso, prepararam para os alunos do Maternal I um piquenique no gramado com vários tipos de frutas. Foi uma verdadeira festa para os sentidos: frutas de todas as cores, gostos e cheiros.
Na verdade, quem organizou o piquenique foi a “Dona Coruja”, que convidou o “Jacaré-de-Papo-Amarelo, o “Macaco-Barrigudo”, o “Tucano” e a “Peixe-Boi” (todos personagens do material pedagógico). Ah, e convidou também os alunos do Maternal I.
DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO DAS FRUTAS
Antes de os alunos provarem, as professoras apresentaram as frutas, mencionando o nome e a cor de cada uma delas. E pediram que eles repetissem para que ampliar o vocabulário. Quem conhecia alguma das frutas e sabia o nome pôde mencionar.
Assim, a dinâmica, além de proporcionar aprendizado sobre as frutas e treino da oralidade, motivou os alunos a provarem aquelas “delícias coloridas”.
DEGUSTAÇÃO LIVRE
Para a degustação, a escolha foi livre. Eles puderam pegar com a mão para sentir, pelo tato, a textura das frutas. E, com a proximidade, sentir o cheirinho delas e, em seguida, o gostinho.
Valeu comer à vontade e se lambuzar, é claro!
INCENTIVO À BOA ALIMENTAÇÃO
De forma lúdica, prazerosa e sensorial, as professoras trabalharam a importância de se alimentar adequadamente. Ensinaram que é preciso comer fruta todos os dias para se ter saúde.
E mais um conselhinho as professoras deram: “Quem gostou bastante de uma fruta, peça para a mamãe em casa.”
Com certeza, os momentos de alegria ao ar livre e de interação com o grupo, fizeram com que algumas crianças provassem o que até então tinham recusado. E quem sabe elas vão mesmo pedir em casa… As professoras lançaram uma sementinha (de frutas).