Você sabe as origens e os símbolos da Festa Junina?
– A FESTA JUNINA veio para o Brasil na época da colonização, trazida pelos portugueses. Mas sua origem é francesa.
– As BANDEIRINHAS surgem de uma prática religiosa. Antes era comum gravar as figuras dos santos de junho (Santo Antônio, São Pedro, São João) em bandeiras coloridas para o ritual da lavagem dos santos – que purificava a água e as pessoas que tomassem banho com ela.
– A festa era realizada em volta da FOGUEIRA para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa sempre foi num mês frio, servia para aquecer e unir as pessoas ao seu redor.
– O hábito de soltar BALÕES surgiu do pensamento de que eles levariam os pedidos de devotos aos santos. No Brasil, existem leis que proíbem essa prática pelo alto risco de provocarem incêndios. Só são usados como enfeites pela simbologia que possuem,
– A QUADRILHA surgiu nos salões da corte francesa, recebendo o nome de “quadrille”.
– Grande parte dos PRATOS TÍPICOS JUNINOS são à base de milho (pamonha, curau, canjica, pipoca, bolo de milho). Isso acontece porque o mês de junho é justamente a época de colheita desse alimento.
Os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I tiveram sim FESTA JUNINA na escola.
As turmas foram divididas e participaram da festa em dias e horários diferentes, respeitando-se as normas de distanciamento.
A comemoração junina foi toda organizada para que nossas crianças se divertissem em um clima de muita alegria e segurança. Todos os cuidados do dia a dia foram mantidos. E foi uma linda festa tradicional, BEM CAIPIRA MESMO! Alguns alunos, como os menores da Educação Infantil, não conheciam esse tipo de festa porque, no ano passado, só houve comemoração nas lives, devido as aulas serem a distância.
E eles ficaram encantados! Os maiores, do Fundamental I, também ficaram felizes porque havia um tempo exclusivo para cada grupo, e eles puderam aproveitar bem todas as brincadeiras.
CENÁRIO E VESTIMENTAS
A quadra coberta se transformou no ARRAIAL PIAGET. Ela foi toda enfeitada com muito capricho pelas professoras, inclusive com os CHAPÉUS DE PALHA que os alunos, junto com as famílias, tinham decorado e nos enviado.
No ARRAIAL, havia bandeirinhas, uma montagem representando uma fogueira e até balõezinhos pendurados. Mas, assim como as professoras explicaram aos alunos o significado de todos os símbolos juninos, fizeram questão de ressaltar: “Balão só amarrado no cordão! Jamais se deve soltar balão para não provocar incêndios.”
E as crianças, em combinação com esse cenário, estavam todas com roupa tradicional de caipira.
BARRACAS DE BRINCADEIRAS
As crianças puderam brincar nas divertidas barracas de pescaria, labirinto, tomba lata e frango na panela. As brincadeiras ofereciam prendas, então as crianças receberam uma sacolinha onde iam colocando os brinquedinhos que ganhavam.
Os colegas de séries mais avançadas da escola (do Fundamental II) ajudaram nas barracas.
MÚSICAS E DANÇAS
“Pula fogueira, iaiá. Pula a fogueira, ioiô.”
“Capelinha de melão, é de São João
É de cravo, é de rosa
É de manjericão.”
Resgatando as tradições, as professoras ensinaram as crianças a cantar músicas folclóricas das festas juninas. Elas dançaram também. Embora uma dança individual, com distanciamento, foi uma parte da festa de que mais gostaram.
LANCHINHO JUNINO
Depois, cada turminha por vez se dirigiu ao refeitório da Educação Infantil ou ao Restaurante da nossa escola. Lá os aguardava o “Kit FESTA JUNINA”, contendo comidinhas típicas da festividade: milho, bolo de fubá, pipoca, paçoca e suco. Hum…Que delícia!!!
AS CRIANÇAS ADORARAM A FESTA, E AS FAMÍLIAS TAMBÉM
“Era visível a alegria e a satisfação das crianças!”, comentaram as professoras. E as próprias crianças externaram com palavras que tinham gostado demais!
E contaram em casa como se divertiram… Isso levou algumas mães a mandarem recadinhos por e-mail para as professoras e Coordenações, elogiando o evento.
Saber que as nossas “festas” (foram várias) agradaram os alunos e receberam o reconhecimento das famílias, nos encheu de orgulho!!!!
Segue um dos recadinhos que recebemos:
Querida Tia Larissa
Eu queria agradecer a você e a toda a equipe da escola. Ver a alegria das crianças hoje, o carinho em forma de saquinho de brinquedos e comidinhas, foi uma emoção muito grande! Nesses tempos difíceis, tudo isso nos traz esperanças e a certeza de nossos pequenos vão passar fortes por tudo isso, mantendo o doce da infância.
Nosso muito obrigado!!!
Renata, mãe do aluno Henrique Belloni (Nível I C)
FESTA JUNINA TAMBÉM NAS AULAS A DISTÂNCIA
Para quem não faz aulas presenciais foi possível comparecer à escola, de forma agendada, e participar da festa na quadra da escola. Mas quem não pôde ir, teve Festa Junina on-line, também com muita diversão. Na live, houve brincadeiras, música, canto, comidinhas típicas (que a família providenciou).
As professoras, para incentivar as crianças, criaram um ambiente bem característico e conversaram com elas sobre todos os elementos simbólicos de uma festa junina.
AGRADECEMOS AOS PAIS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS QUE TANTO COLABORARAM PARA QUE AS NOSSAS FESTINHAS JUNINAS FOSSEM UM SUCESSO!!!