As professoras Emília, Adriana Monteiro e Larissa Mendes explicaram aos seus alunos do Nível I que a Terra tem 4,5 bilhões de anos e que os dinossauros, que eles adoram (inclusive, escolheram um dinossauro como mascote da turma e comemoraram o aniversário dele.), surgiram muito depois, há 250 milhões de anos.
Contaram que o ser humano, então, é bem mais recente no planeta. Os cientistas mencionam que os humanos se originaram há cerca de 2,5 milhões de anos. Mas o homem com o aspecto físico mais próximo do que somos hoje é novíssimo: ele teria surgido só há 200 mil anos.
Todo esse tempo tão distante é difícil de imaginar, principalmente para os alunos da Educação Infantil. Entretanto, o que as professoras quiseram transmitir foi que “tudo começou há muito tempo”.
Os alunos ficaram surpresos em saber que, embora nas historinhas e quadrinhos os homens convivem com os dinossauros, isso não ocorreu, porque aqueles animais imensos viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana aparecer. Mas essa descoberta não estragou a festa na Pré-História que as professoras organizaram.
Em dia combinado, os alunos usaram roupinhas típicas (improvisadas, customizadas, algumas feitas até de papel) do jeitinho que eles conhecem das historinhas e filmes infantis.
E, além de eles desenharem nas “paredes da caverna” para representarem a arte rupestre, houve um momento de culinária, em que prepararam um beijinho de coco. Aliás, como se tratava de uma festa, um docinho não poderia faltar!