São várias as modalidades que o Departamento de Esporte e Cultura da nossa escola oferece aos alunos. As aulas de ESPORTES DE AVENTURA são a novidade do momento, atraindo o interesse de alunos da Educação Infantil ao Fundamental II.
O professor Jonas Alfredo, todo orgulhoso dos seus alunos, levou-os para a fase inicial do “Festival Paulista de Escalada Escolar”, que ocorreu no Colégio Magno, em São Paulo.
A MODALIDADE “ESCALADA”
Escalada Escolar é uma proposta esportiva muito segura, que tem como objetivo a subida para alcançar o ponto mais alto de um ambiente vertical, a partir de técnicas específicas.
A prática de escalar já faz parte do desenvolvimento espontâneo da criança. Assim que ela começa a engatinhar, começa também a tentar subir em sofás e cadeiras. Por isso, a escalada é uma manifestação natural da cultura corporal e vem, agora, ganhando espaço nas aulas de Esportes ou Educação Física, assim como outras atividades físicas chamadas de Aventuras.
O PROFESSOR
O professor Jonas Alfredo da Silva Santos é um apaixonado pela área de Educação e por Esportes de Aventura, é claro.
É formado em Educação Física e Pedagogia. Tem mestrado em Sistema Educacional e pós-graduação em Neuropsicopedagogia e em Atividades de Ação e Aventura. Atualmente, ele está cursando Direito.
Já escreveu 8 livros e, nas horas de folga (e ele tem folga?), atua com um grupo de voluntários em hospitais, entretendo crianças com câncer. Ele e seus amigos, vestidos de super-heróis, fazem atividades de escalada e entram pela janela nos quartos das crianças.
O Jonas tem, portanto, pique para muitas coisas, inclusive para lecionar práticas corporais de Aventura aos nossos alunos.
O CURSO NA NOSSA ESCOLA
As aulas de “Aventura” vão além das práticas esportivas, pois contribuem para o autoconhecimento e a autovalorização. Como o próprio professor Jonas explica, em atividades radicais seguras, o aluno tem a oportunidade de superar bloqueios, conhecer os seus limites e perceber o seu potencial de evoluir a cada exercício. E tudo isso de maneira lúdica e divertida.
São dois tipos de práticas de Aventuras: as denominadas de Terrestres / Aquáticas e as Verticais.
Nas Aventuras Terrestres / Aquáticas, as atividades desenvolvem habilidades de parkour (percurso livre com diferentes obstáculos), orientação de bússola, slackline (equilíbrio sobre uma fita flexível), bike, acampamento, mergulho, entre outras.
Já nas Aventuras Verticais, as práticas são de escalada, rapel, tirolesa, pêndulo, entre outras.
Todas elas, longe de exporem o aluno em risco, incentivam a busca pela descoberta. E mais do que isso: treinam a concentração, o conhecimento da dinâmica da própria estrutura física, o equilíbrio físico e emocional, e reduzem o estresse e a ansiedade.
A PARTICIPAÇÃO NO FESTIVAL
Na etapa inicial do Festival de Escalada Escolar participaram 8 escolas, com 141 alunos-atletas no total. O Colégio Piaget, em sua primeira participação, com 11 alunos, teve representante em todas as categorias.
Não há árbitro na competição de Escalada. Cada aluno fica responsável pelo preenchimento de sua própria pontuação, informando seu responsável sobre quais boulders foram realizados. O objetivo, portanto, é potencializar o senso de responsabilidade, autonomia e transparência.
A nossa escola obteve excelentes classificações e continuará na competição. Alguns alunos conseguiram 1º, 2º e 3º lugares. Mas todos os participantes receberam medalhas, entregues pelos pais. Assim, as premiações representaram incentivo aos alunos e agradecimento a seus pais por apoiarem os filhos.
Uma das etapas do Festival será no Piaget. No dia 29 de outubro, pela manhã, haverá apresentações de Escalada e, à tarde, práticas de Aventuras Terrestres.
Os alunos estão muito animados! E o professor Jonas, como sempre, está esbanjando alegria!
Agradecemos à equipe do Departamento de Esportes, por ter comparecido ao Festival para apoiar e auxiliar os alunos, e também aos pais, que levaram seus filhos e lhes deram imenso incentivo.
Até o próximo encontro!!!