No Período Integral do Fundamental I, anualmente, as professoras organizam um PROJETO DE LEITURA.
Neste ano, os alunos leram obras do autor Jonas Ribeiro. Todas elas, por apresentarem temáticas interessantes para as crianças e também conteúdos educativos, propiciaram reflexões e debates.
O projeto foi desenvolvido, como sempre, de forma interdisciplinar, ou seja, além da Língua Portuguesa, participaram outras disciplinas para auxiliar na abordagem dos livros, desenvolvendo competências de leitura e escrita e de expressão criativa. A CULTURA MAKER (técnica do “faça você mesmo”, com diversos materiais, principalmente os recicláveis) teve presença constante, promovendo a interatividade do aluno na montagem de um cenário, um personagem ou um elemento que caracterizasse as mensagens das leituras.
O último livro trabalhado foi “DESENHO DE INFÂNCIA”, que aborda a desigualdade social, a falta de oportunidade das crianças carentes e a importância da solidariedade.
No enredo, um menino, num semáforo fechado, de dentro do seu carro, entrega um desenho à criança de rua. Esta fica emocionada, não só pelo gesto de carinho, mas porque o desenho representava o mundo em que ela sonhava viver.
Então, os nossos alunos, além de realizarem produções de texto, inspirando-se no desenho do personagem da história, também criaram uma tela, nas aulas de MAKER, com a professora Fabíola. De maneira simbólica, na pintura, eles retrataram “um mundo melhor para todos”.
Acreditamos que o PROJETO DE LEITURA DO INTEGRAL é mais uma contribuição da nossa escola para estimular nos alunos o gosto pela leitura e o desenvolvimento de suas potencialidades de comunicação e expressão.
Veja as fotos: