Todos nós sabemos que a natureza precisa ser preservada para a nossa própria sobrevivência. Temos, também, a convicção de que só uma “educação ambiental” pode formar indivíduos conscientes da sua responsabilidade na conservação e recuperação dos recursos naturais do nosso planeta.
Desde cedo, portanto, a criança precisa aprender que o meio ambiente é a nossa casa, e que as nossas ações devem ser sempre a favor da Natureza e não contra.
É por isso que, no Colégio Piaget, busca-se desenvolver nos alunos, desde a Educação Infantil, uma consciência ambientalista.
Assim, todas as vezes em que são realizadas atividades nos espaços de natureza da nossa escola, as professoras estimulam os alunos a admirarem, respeitarem e preservarem todas as plantas. Ou seja, elas sempre ensinam como deve ser o procedimento de uma pessoa amiga do meio ambiente:
Apreciar a beleza da natureza? Sim!
Sentir o perfume das flores e desfrutar da sombra gostosa das árvores? Sim!
Arrancar uma flor ou mesmo uma folhinha pequena de uma planta? Jamais!
Então, no dia em que se celebrou na nossa escola o “Dia da Árvore” e o “Início da Primavera”, as professoras da Educação Infantil organizaram uma atividade de arte e de cuidado com a natureza.
Na tarefa lúdico-pedagógica proposta, os alunos exploraram os jardins da escola e pegaram apenas do chão descartes próprios da natureza, como galhinhos, pétalas de flores, folhas secas, pauzinhos, enfim, o que eles achassem caído e considerassem interessante para colarem num coração vazado com fita adesiva.
Assim, brincando e de pezinhos descalços, eles “decoraram” o coração e tiveram uma lição significativa e divertida de amor e respeito à natureza.