Para trabalhar a forma geométrica triângulo com os alunos do Maternal II, as professoras utilizaram variados recursos, já que faz parte da proposta pedagógica da nossa escola trabalhar todos os conceitos de maneira contextualizada e lúdica.
Visita dos personagens e degustação
Os personagens do Material Didático, o Seu Lobato (o dono do sítio) e as crianças Aline e Leo (que moram no sítio), vieram visitar os alunos e mostrar a eles o triângulo.
A história foi que o Seu Lobato estava presenteando os alunos com uma melancia, colhida lá no seu sítio. Ele explicou que havia cortado a fruta em pedaços no formato de triângulos. Depois, colocou palitos nos pedaços e os deixou um tempo na geladeira, formando “picolés de melancia”, do jeitinho que a Aline e o Leo adoravam e sempre pediam a ele.Assim, as professoras proporcionaram uma vivência dos alunos com os personagens e também exploraram outras noções: cor (quais as cores da melancia, por dentro e por fora?), sabor (doce ou salgado?) e temperatura (quente ou frio?).
Atividade de colagem
Manusear objetos pequenos para fazer colagens é uma tarefa divertida que traz muitos benefícios, como concentração e desenvolvimento da psicomotricidade.
Desta vez, como reforço do aprendizado do triângulo, eles colaram pedrinhas e formaram uma colorida forma geométrica.
Atividade de traçado
No material didático, os alunos, com o dedo, acompanharam o desenho de alguns triângulos. Também com giz de cera fizeram o traçado.
Nos dois casos, eles treinaram a coordenação motora fina.