A tecnologia digital está na vida das crianças e isso é um fato incontestável. Apesar de ser criticada por alguns, a tecnologia é uma ferramenta positiva, que traz inúmeras vantagens ao desenvolvimento intelectual, desde que usada da forma correta e com o direcionamento adequado.
Até dizem que as crianças de hoje já nascem sabendo como usar toda essa técnica digital. Os chamados “nascidos digitais” parecem ter habilidades natas para lidar com a comunicação on-line e com as diversas propostas que a tecnologia traz para o nosso dia a dia.
Por isso Tecnologia e Educação se associaram para aproveitar este mundo novo a que pertencem os nossos alunos e estimulá-los para o aprendizado. Essa união oferece grande apoio ao professor e infinitas descobertas aos alunos.
E no estudo de Inglês não poderia ser diferente. Com games, que os alunos simplesmente ADORAM, as crianças interagem com prazer e vão adquirindo o vocabulário sem nenhum esforço, já que tudo é em inglês: as palavras escritas, as vozes, a fala da professora.
Desta vez, a teacher Jenifer utilizou, nos 3° anos, um game de bingo com nomes de peças de vestuário. E, nos 5° anos, eles participaram do game “Mystery Box” para aprenderem a fazer descrição física (Physical Description).
As lives acabaram, mas os alunos queriam mais!
OS ALUNOS DOS 1° ANOS CRIARAM SEUS PRÓPRIOS GAMES
Principalmente com os menores, o aprendizado nas aulas de Inglês diárias do Cel-lep se faz quase todo de forma oral, já que estão conhecendo a escrita agora, ou seja, estão ainda na fase de alfabetização.
E há muitas atividades com games pedagógicos, que eles acompanham animados.
Mas, numa das salas de 1º ano, para surpresa da Teacher Mari, uma aluna, a Alice Basan, fez uma sugestão: que eles criassem os seus próprios games.
Tal iniciativa tão importante não poderia ser desprezada. Então, prontamente, a teacher orientou os alunos a montarem um memory game (jogo da memória).
Com papel dobrado, formando oito quadradinhos, eles recortaram e, usando lápis e canetinhas, cada um fez um memory game com o tema família, aproveitando o conteúdo programático que eles estavam estudando no momento.
Assim, em quatro quadradinhos desenharam os membros da família e nos outros quatro o nome do grau de parentesco, em inglês, é claro. A teacher deu uma forcinha para a escrita.
Associou-se, portanto, a disciplina de Inglês (com o aprendizado de vocabulário referente a família) ao Projeto “Cultura Maker” (a técnica do “faça você mesmo”, em que os alunos, com o auxílio de variados materiais, criam, modificam, inventam…).
Eles ficaram encantados de produzirem seu próprio jogo. Depois, brincaram com sua família.