Necessidade de marcar o tempo. Estudo da sombra em relação ao Sol. Início da Astronomia.
“Que horas são?” Mais ou menos isso que um homem das cavernas gostaria de perguntar ao seu colega quando estavam na busca de alimentos e ele queria saber se já era o momento de voltarem para o abrigo. Na verdade, o objetivo era poderem chegar ainda na segurança proporcionada pela claridade do dia. Já pensou no temor de que fossem atacados por algum animal se escurecesse e eles não achassem a sua caverna?
Havia, portanto, a necessidade de marcar o tempo para a própria sobrevivência.
Em tempos primitivos, o homem marcava dois tempos apenas: dia e noite. Depois, observando as variações de sombras que o Sol produzia em um determinado espaço, criou um dos instrumentos mais antigos e simples da Astronomia, o gnômon vertical. Bem rudimentar, essa invenção nada mais é do que uma simples vareta fincada verticalmente em um solo plano e iluminado pela luz solar, que permite observar sua sombra.
Mais tarde, o homem aperfeiçoou o gnômon vertical e chegou à criação do relógio de sol, baseado no mesmo princípio de observação de sombras.
As professoras Silvana Tonon, Fernanda Elisa e Flávia, desenvolveram esse assunto com os alunos do 4º ano, nas disciplinas de Ciências e Maker (uma extensão do “faça você mesmo”, em que se constroem objetos significativos ao assunto estudado em aula). Em suas lives, elas solicitaram que os alunos, criassem o seu próprio gnômon vertical.
E ficaram satisfeitas com o resultado da atividade. Os alunos usaram a criatividade e aproveitaram materiais recicláveis. Com o gnômon, puderam perceber, também, que as mudanças na sombra de uma vara, ao longo do dia, são uma evidência dos movimentos da Terra em relação ao Sol.
Seguem as fotos dos trabalhos: