É preciso muito cuidado com a saúde bucal de nossas crianças. Uma dentição perfeita se cria desde a primeira infância, com cuidados específicos para a formação de bons hábitos de alimentação e também de higiene, que se prolongará na vida adulta.
Os pais precisam oferecer às crianças uma dieta saudável e equilibrada, com pouco açúcar e amido, e estimular o uso do fio dental, escova adequada e creme dental também indicado para sua idade.
A higiene bucal da criança deve ser iniciada desde muito cedo, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos. A infância é a época em que mais assimilamos coisas novas e adquirimos aprendizados que vamos levar para o resto da vida. Quando aparecem os dentes, a escovação já pode ser realizada. E, a partir do momento em que a capacidade motora já estiver mais desenvolvida, é hora de começar o aprendizado. Pode-se ensinar a escovação de forma dinâmica e motivacional para se tornar um hábito prazeroso.
Incentivados por conhecer sobre a formação da nossa dentição, escovação e desenvolvimento de bons hábitos, os nossos alunos do Nível II participaram de uma palestra on-line da Dra. Ana Paula Vieira.
Na live, eles fizeram perguntas e relataram à palestrante suas curiosidades e costumes de higiene.
Assim, aprenderam como é formada a nossa primeira dentição “Dentinhos de leite“ e a troca pela “Dentição Permanente”, como também a importância de cuidar e escovar os dentes corretamente, usar o fio dental e ter uma alimentação natural e saudável. A doutora aconselhou que comessem os “saborosos docinhos” somente após as refeições principais.
Todos adoraram o encontro com a doutora e logo foram escovar seus dentinhos, pondo em prática os novos ensinamentos.
Bons hábitos são sinônimos de prevenção, e prevenir ainda é o melhor remédio. Com certeza, nossas crianças terão dentes fortes e saudáveis por toda a vida.
ORIENTAÇÕES DA DRA. ANA PAULA VIEIRA PARA OS PAIS
Os hábitos que as crianças observam e aprendem com os pais, inclusive no cuidado bucal, tem efeito para a vida toda. Influencie positivamente o seu filho a adquirir bons hábitos desde cedo. Estabeleça uma rotina eficaz de higiene oral e de alimentação saudável, garantindo que cresçam fortes, livres de cáries e problemas gengivais, além de desenvolvimento facial adequado.
A cárie é transmissível, portanto, evite beijinhos na boca, assoprar ou experimentar alimentos e o uso dos mesmos objetos (copos, colheres, etc.). Evite adoçar leite e sucos. Acostume o seu filho com o sabor natural. Cuidado com o excesso de produtos industrializados, pois a maioria contém açúcar na composição.
Para evitar a cárie é preciso uma alimentação balanceada e higiene adequada. É importante estabelecer horários para as refeições e evitar comer fora de hora.
Se o consumo de doce for inevitável, deve ocorrer após as refeições principais, pois assim a quantidade será moderada e logo irá higienizar. Estimule seu filho a mastigar alimentos fibrosos (frutas, verduras, legumes, carnes, etc.), pois estimulará o desenvolvimento e o crescimento dos ossos, diminuindo as chances de dentes tortos.
Faça sua higiene bucal na frente da criança. Influencie o seu filho a ter este bom hábito dando o exemplo. Os pais devem ajudar na higiene até os 9 anos, principalmente antes de dormir.
E, lembre-se: visitem o Dentista regularmente. A prevenção é muito mais saudável, custa menos e seu filho vai lhe agradecer com um bonito sorriso sempre.
A Dra. Ana Paula Vieira é mãe das nossas alunas Júlia, 9 e Gabriela, 5. É Cirurgiã-
Dentista especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares.