As professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais que acompanham os alunos durante o almoço no nosso restaurante incentivam que eles consumam verduras e legumes. Como alguns nunca provaram certos alimentos, as professoras recomendam que experimentem pelo menos uma garfadinha.
“Quem sabe você gosta e nem sabe? Não custa experimentar!”
Com esses dizeres, um pouquinho de salada ou de algum legume é colocado no prato da criança, sempre com o consentimento dela, é claro.
Ressaltamos que esse incentivo à boa alimentação é feito de maneira divertida, sem imposição, muito menos repreensão.
Na verdade, trata-se de um apoio das professoras decorrente de um compromisso da nossa escola com o bem-estar dos alunos no sentido amplo. Já na Educação Infantil, ocorrem aulas apresentando a PIRÂMIDE ALIMENTAR, para conscientizar os pequenos sobre os alimentos benéficos à saúde e que devem ser ingeridos em maior quantidade. E o ensinamento da importância de montar um “prato colorido”, com alimentos diversos, entre eles verduras, legumes e frutas, começa cedo e continua no Ensino Fundamental.
Portanto, o acompanhamento das professoras na hora das refeições faz parte de um “projeto de saúde” que a nossa escola desenvolve. De vez em quando, até surgem umas brincadeiras. As professoras cantam, aplaudem e elogiam os alunos que têm a “cor verde” das saladinhas em seu prato. É uma farra que dura só uns minutos para que todos possam continuar a refeição sossegados.