No dia 26 de agosto, ocorreu o InterAgir, um evento de troca de experiências entre o Piaget (Colégio e Sistema Multimídia) e os nossos parceiros — professores, coordenadores e gestores — das diversas escolas espalhadas pelo Brasil que trabalham conosco e são integrantes COMUNIDADE PIAGET.
Esse encontro anual compõe-se de palestras, oficinas, workshops, bate-papos, reflexões, sempre visando promover novas ideias e propostas educacionais.
Neste tempo de pandemia, o InterAgir ocorre de forma on-line. Desta vez, oferecemos aos nossos parceiros a possibilidade de entrarem em 5 SALAS TEMÁTICAS, cada uma delas com várias apresentações.
As SALAS TEMÁTICAS foram: Gestão Escolar, Tecnologia, Metodologias Ativas, Inteligência Emocional e Protagonismo Discente. Assuntos variados, mas todos eles abordando CASOS DE SUCESSO, ou seja, atitudes e atividades que tornaram possível o ensino-aprendizagem nas aulas a distância, depois nas aulas híbridas (revezamento de alunos em aulas na escola e aulas em casa) e, agora, nas aulas presenciais para a maioria dos alunos.
Vamos mencionar como foi o nosso InterAgir na SALA TEMÁTICA 2, com o tema centralizador “TECNOLOGIA”.
Case 1- TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
A professora Márcia Fabíola Martin contou como foi o desenvolvimento da implantação da Tecnologia no Colégio Piaget e a preocupação dos gestores desde o começo, anos atrás, em oferecer cursos de informática aos professores.
Mais tarde, em 2018, a escola se associou à plataforma “GOOGLE FOR EDUCATION”, um sistema virtual completo que proporcionou a utilização de metodologias ágeis e ferramentas de colaboração para alunos, professores e pais, em tempo real.
Devido às mudanças, ocorreu o treinamento de toda a equipe Piaget. E, de uma sala simples de Informática, a escola evolui também na criação de um ambiente atraente e moderno, que recebeu o nome de SALA GOOGLE.
Os alunos e professores começaram a aprender, em aulas periódicas, a usar várias ferramentas, como o Google Documentos, o Google Classroom e o Google Fotos.
Como a Fabíola explicou, as crianças e os jovens são os “nativos digitais”, enquanto os adultos são os “imigrantes digitais” e, por isso, têm mais dificuldades com as novidades do mundo digital. Assim, pela grande facilidade dos mais novos, ela formou uma equipe de “ALUNOS TUTORES”, que receberam um treinamento especial e o cargo voluntário de auxiliar os professores (e também alguns colegas), nas salas de aula, para o uso de aplicativos e demais ferramentas da plataforma Google.
Ela também mencionou que, aos poucos, novas experiências da Tecnologia para o aprendizado foram sendo introduzidas, como, por exemplo, a ferramenta LUMIALABS, que permite que o aluno produza vídeos sobre qualquer assunto que o professor solicitar. Ele pesquisa, coloca imagens, escreve frases ou pequenos textos e grava um áudio com a sua própria voz narrando os fatos. Salientou que os alunos amam criar um VÍDEO ou uma STORYTELLING DIGITAL, que é uma nova metodologia para abordar os conteúdos programáticos, e mais do que isso, a ferramenta torna o aluno PROTAGONISTA do seu aprendizado. E essa realização está sendo feita, com facilidade, por alunos desde o Fundamental I.
A professora Fabíola ainda ressaltou que todo o aprendizado digital de professores e alunos foi essencial para o SUCESSO DAS AULAS ON-LINE, que precisaram ocorrer de modo repentino e urgente. Ela diz que houve sim necessidade de adaptação aos recursos e formas de produzir as lives e receber as lives em casa, mas, em geral, todos já possuíam um bom preparo anterior.
Então, além de parabenizar os professores pelo empenho e superação dos obstáculos que surgiram, a Fabíola atribuiu o sucesso das aulas a distância aos gestores, por terem sempre se preocupado em treinar o corpo docente para a utilização da Tecnologia de ponta do momento, acreditando que essas ferramentas auxiliam muito no processo ensino-aprendizagem.
Case 2- USO DO ESCAPE GAME COMO FERRAMENTA ALIADA À EDUCAÇÃO
Carolina Espinossi Agostinho, professora de Português e Literatura do Fundamental II e Ensino Médio, fez uma apresentação contando o SUCESSO obtido com as turmas, no período de aulas a distância, com o emprego da plataforma SCAPE GAME.
Tudo começou com a pergunta: Como fazer para que os adolescentes se interessem e acompanhem as lives? Ela sabia que as aulas precisavam ser diferentes, agradáveis e que estimulassem a participação dos alunos. Então, em integração com os colegas de várias disciplinas, montou jogos e desafios. Todos os alunos de uma ou duas classes, por exemplo, divididos em pequenos grupos e conectados pelo Meet do Google, precisavam resolver enigmas para conseguir uma resposta. Para tanto, as pistas exigiam muitas pesquisas instantâneas e troca de informações entre os componentes do grupo. Nos desafios, havia assuntos ou temas envolvendo Inglês, Geografia, História, obras literárias, letras de música, enfim, os alunos tinham de adquirir um conjunto múltiplo de conhecimentos para chegarem ao resultado final.
Ela concluiu que o SUCESSO foi pela união dos professores e por terem atingido a linguagem dos alunos.
Agora, nas aulas presenciais, a professora Carolina sonha em montar, na escola, um grande SCAPE GAME com as várias classes incluídas. Os professores serão os mediadores para essa metodologia de aprendizado que incentiva a participação em grupo e o protagonismo dos alunos.
Case 3- PROJETO LITERÁRIO
A professora Shirley Maria Máximo de Paulo, do 1º ano do Ensino Fundamental, contou em sua apresentação o desafio que as professoras tiveram em 2020 para alfabetizar os alunos em aulas a distância.
Como estimular os alunos? Como engajar os pais ou familiares nessa tarefa? Era preciso repensar os métodos e “fazer diferente”.
Em reuniões com as colegas e a Coordenação, veio a ideia de “ousar”. Como uma das plataformas do nosso sistema é a “ÁRVORE DE LIVROS” (uma biblioteca virtual com livros diversificados para todas as faixas etárias), pensou-se num PROJETO LITERÁRIO para o contato dos alunos com uma lista de livros previamente selecionados. Assim, as professoras liam as histórias para os alunos, destacavam algumas palavras, faziam exercícios orais de interpretação e solicitavam deles o registro da leitura com desenhos e algumas palavras.
A Shirley ressaltou que o SUCESSO da proposta se deu principalmente porque orientaram a participação das famílias e elas auxiliaram muito, lendo os livrinhos virtuais com as crianças e sempre pedindo depois um registro, que, aos poucos, foi sendo mais aprofundado e revelador de que elas estavam encantadas com a leitura e aprendendo a expressar o entendimento com mais palavras e até pequenas frases, num avanço da hipótese de escrita.
A cada semana era indicado um livro da plataforma, escolhido com o cuidado de que a leitura fosse do interesse dos alunos e se tornasse prazerosa. E a Shirley revela, toda satisfeita, que os alunos aprenderam a acessar a “ÁRVORE DE LIVROS” e, sozinhos, procuravam algum livrinho para tentar ler. A escola pôde verificar em dados numéricos quantas crianças acessaram a plataforma na busca dos livrinhos.
Assim, a professora Shirley concluiu que foram alcançados excelentes progressos na Alfabetização devido ao trabalho de estimular nos alunos a vontade de entrarem no mundo prazeroso da leitura. Sem medo de inovar, o resultado foi um grande sucesso.
Case 4- LÍNGUA ESPANHOLA E A MÁSCARA
A professora Mônica Machado, de Espanhol para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio, contou sua EXPERIÊNCIA DE SUCESSO quando as aulas on-line passaram à fase híbrida, com o revezamento: dias na escola e dias com aulas a distância.
Ela disse que haveria uma avaliação e desejava fazer uma revisão do conteúdo, mas, em aulas presenciais, com o uso de máscara, percebeu a dificuldade, já que para o ensino de língua estrangeira é preciso o aluno “ver” a fala do professor, os lábios, a posição da língua nos dentes e palato para a pronúncia.
Então, ela pensou em uma estratégia e criou VIDEOAULAS mesmo para quem estava presencialmente na escola. Assim, os alunos assistiram à revisão, dividida em várias partes, podendo pausar, voltar, repetir a apresentação.
E ela aconselhou aos nossos parceiros que os vídeos sejam sempre curtos, convidativos, com edição dinâmica e divertida, dialogando com o mundo do aluno.
Por fim, comentou o resultado de sua estratégia: quando da avaliação, os alunos revelaram um bom aprendizado. Agora, ela pensa em continuar utilizando o apoio tecnológico da criação de vídeos enquanto perdurar a obrigatoriedade das máscaras.
Palestrante convidada: TECNOLOGIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Viviane Guizelini, pedagoga, mestre em Gestão e Política Educacional e especialista em Tecnologia na Educação, abordou o fato de que a Educação, hoje, não pode mais existir sem os recursos virtuais, que são parte essencial do mundo das crianças e dos adolescentes, os chamados “nativos digitais”.
A escola precisou se renovar para poder dialogar com o aluno atual e foi exatamente essas conquistas tecnológicas que permitiram que as aulas continuassem na época de distanciamento social.
Ela entende que a Tecnologia ajuda sobremaneira o aprendizado, proporciona autonomia de pesquisa e protagoniza o aluno no processo educacional.
Mas ela alerta para que, além de o aluno saber usar as ferramentas para as suas atividades e construção de conteúdos, ele deve ser constantemente orientado para fugir dos sites negativos, para identificar fake news e não se deixar manipular por nenhum intruso ou malfeitor. Recomenda que os professores insistam com os alunos para que utilizem as maravilhosas tecnologias para o bem, sempre de forma CRÍTICA E ÉTICA.