As professoras do Integral do Fundamental Anos Finais, Gislaine, Sheila e Sueli estão desenvolvendo com os alunos um Projeto Literário baseado na leitura de livros.
A proposta é incentivar o hábito da leitura e promover uma abordagem múltipla das obras selecionadas, com a participação de várias frentes de estudo, como Língua Portuguesa, Literatura, Cultura Maker, Culinária, Socioemocional e Inglês.
O livro escolhido foi “João e o pé de feijão” ou “ Jack and the Beanstalk”, de Telma Guimarães.
A obra, com duas versões (em português e em inglês), é uma adaptação do conto muito antigo que se originou na Inglaterra e teve a primeira versão publicada no início do século XIX, em 1807, por Benjamin Tabart.
A história, rica em simbologias, relata vários comportamentos e vivências humanas, decorrentes do desejo de prosperar, de conseguir sobreviver. Ou seja, enfatiza o tema da pobreza e da fome que levam o personagem “João” a ser corajoso e enfrentar obstáculos para solucionar a dificuldade financeira da família.
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Os alunos fizeram leituras em grupo e também individuais do texto em português e em inglês. Em seguida, com as professoras Gislaine e Sheila, participaram de rodas de conversa para a interpretação das várias mensagens da obra.
Numa segunda etapa, a professora Sueli, das aulas diárias de Inglês, trabalhou com eles um vocabulário específico e fez questionamentos sobre o enredo da história, sempre na língua inglesa, é claro.
ATIVIDADES FUTURAS JÁ PLANEJADAS
Ainda serão realizadas outras atividades relacionadas à leitura da obra, entre elas a degustação do feijão, em pratos populares da culinária do nosso país, como o “arroz com feijão” e a “feijoada”.
Os alunos também farão uma pesquisa científica sobre os benefícios nutricionais desse alimento tão apreciado que não pode faltar na mesa dos brasileiros.
E a professora de Inglês irá organizar uma sessão de cinema com o filme falado e legendado em inglês, para eles compararem as diferentes versões do conto e treinarem o idioma.