Os alunos do Período Integral do Ensino Fundamental I, seguindo a proposta da nossa escola de estimular o gosto pela leitura, terminaram, em junho, os trabalhos referentes a mais um livro, o 4º livro do Projeto Literário de 2023.
As obras selecionadas pelas professoras para este ano são todas da escritora Elisabete da Cruz.
O último livro do semestre foi “Biomilda - Diário de Viagem”, em que a personagem, por adorar viajar, registra as descobertas e experiências com sua máquina fotográfica e escreve tudo num diário de viagem.
Passeando pelo Brasil, ela visitou seus seis primos: Amazoneia, Caatinguelé, Cerradito, Pantaneiro, Matilda Atlântica e Pampaleão, que moram em diferentes regiões do país.
Assim, junto com a Biomilda, os nossos alunos conheceram os seis biomas brasileiros e participaram de atividades sobre cada estação ou parada realizada durante a viagem.
Do mesmo modo que a personagem, eles também montaram um “diário de bordo” (scrapbook), com as suas produções alusivas ao livro.
O estudo da obra possibilitou muitos aprendizados nas áreas de Geografia, Ciências e Ecologia, já que a autora, com suas histórias, passa ao leitor o entendimento da necessidade de preservação dos nossos biomas, para garantir a biodiversidade, o equilíbrio climático e a própria existência no planeta Terra.
PRIMEIRA ESTAÇÃO: BIOMA AMAZÔNICO
Na primeira parada, na região amazonense, a Biomilda e a sua prima Amazoneia conversaram com os alunos sobre a Amazônia, ressaltando o problema do desmatamento e a urgência da implementação de práticas de reflorestamento.
Depois, elas ofertaram sementes, que os alunos usaram na montagem de um boneco de meia.
Quando as sementes brotaram, foram surgindo no boneco os seus “cabelos de grama”.
SEGUNDA ESTAÇÃO: BIOMA CAATINGA
A Biomilda foi visitar a prima Caatinguelê. Nesse encontro, os alunos aprenderam que, no bioma Caatinga, as espécies vegetais são resistentes à seca, às altas temperaturas e à falta de água, possuindo troncos grossos, galhos tortuosos e raízes profundas.
A Caatinguelê se apresentou aos alunos recitando poesias de cordel e distribuindo mel para degustação.
TERCEIRA ESTAÇÃO: CERRADO
O primo Cerradito explicou aos alunos que o bioma do Cerrado abrange os Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e partes oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. Ele, um agricultor, também contou que, nesse extenso território, desenvolve-se a maior parte da agricultura do nosso país. Por fim, o personagem ofereceu um delicioso milho cozido para os alunos saborearem.
QUARTA ESTAÇÃO: BIOMA PANTANAL
A Biomilda chegou de barco à quarta estação, junto com seu primo, o Pantaneiro. Os dois conversaram com os alunos sobre o bioma Pantanal, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os personagens mencionaram as queimadas recentes que lá ocorreram, destruindo boa parte das espécies vegetais e animais típicas da região, como onças e jacarés. Por isso, eles enfatizaram a importância da proteção ambiental. E, como prato típico, distribuíram aos alunos a chipa, uma gostosura parecida com o pão de queijo, mas que tem o formato de ferradura.
QUINTA ESTAÇÃO: BIOMA MATA ATLÂNTICA
Na região Sudeste, fica o bioma Mata Atlântica, que se estende ao longo da costa oceânica brasileira. Por isso, possui inúmeras praias. Também pela umidade proveniente do oceano, o bioma é apropriado para a plantação de frutas. Então, após a prima Matilda Atlântica contar que esse bioma já foi muito devastado e precisa ser protegido, ela ofereceu frutas aos alunos.
SEXTA ESTAÇÃO: BIOMA PAMPA
Na região sul do Brasil, mais precisamente no Estado do Rio Grande do Sul, vive o primo Pampaleão. Ele esclareceu que mora no bioma Pampa, região com uma vegetação predominante de árvores araucárias, que produzem o pinhão.
Ele e a Biomilda mencionaram a necessidade de preservação dessas árvores e distribuíram pinhão cozido para os alunos degustarem.
AVENTURAS DA PERSONAGEM BIOMILDA NA CASA DOS ALUNOS
Para a continuação das vivências e maior participação dos alunos nas atividades do livro, cada turma recebeu uma boneca da personagem Biomilda.
O combinado foi de cada aluno levar a boneca para casa e passar com ela um dia, em atividades do cotidiano, como nas refeições, brincadeiras, hora de dormir, passeios.
Também fez parte da proposta fazer um registro — um relato escrito e com fotos — das experiências do dia que passaram juntos.
Então, os alunos receberam um “kit literário”, ou seja, uma sacolinha com a boneca Biomilda e uma folha especial para redigirem sobre o encontro, ilustrarem com desenhos e anexarem fotos.
UMA BONECA BIOMILDA NA CASA DA AUTORA DO LIVRO
A autora, que acompanhou todos os trabalhos que as professoras desenvolveram com base no seu livro, também recebeu em casa uma boneca Biomilda.
Com emoção, ela agradeceu o presente e elogiou a dedicação das professoras e dos alunos nesse projeto.