Por saberem que, ainda hoje, há muita discriminação, machismo e violência contra a mulher, em todo o mundo e em todas as classes sociais, as professoras de Língua Portuguesa, Neide e Soraya, consideram de suma importância reflexões sobre temas gênero e de respeito a todos os indivíduos.
Por isso, escolheram para os seus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a leitura, no 2º trimestre, do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola”, de Adriana Carranca.
Eles leram pela plataforma digital “Árvore do Livro” e conheceram a história de resiliência da Malala.
Também participaram de uma roda de conversa sobre a discriminação e preconceito que a mulher sofre em muitos países e que a luta pela igualdade é ainda necessária, inclusive no Brasil.
CONFECÇÃO DE PIZZA LITERÁRIA
Depois do debate, cada aluno criou uma “pizza literária”, um recurso metodológico que, neste caso, integrou Língua Portuguesa e Arte.
A proposta foi utilizar uma caixa de pizza e outros materiais recicláveis para nela colar as informações do livro, mensagens e/ou conclusões divididas em 8 partes. Ou seja, formulam-se 8 perguntas sobre o tema da obra que foram respondidas nas 8 fatias da pizza..
A professora Neide explicou a técnica: “Em caixas de pizza, os alunos desenham, pintam, fazem colagens, escrevem. Eles criam sua própria pizza, se divertem e aprendem a resumir e interpretar uma obra literária.”
EXPOSIÇÃO DAS PIZZAS
A outra fase dos trabalhos chamou-se “degustação do cardápio literário”.
Assim, no corredor, as pizzas literárias ficaram em exposição. Todos puderam ler as informações das fatias escritas pelos colegas e, assim, receber diferentes enfoques de análise, enriquecendo o próprio entendimento do livro.