Alunos-autores e alunos-leitores apresentam suas emoções e sugestões para um mundo melhor -
O “Evento Cultural” da nossa escola teve importantes momentos referentes à leitura e à escrita. Isso porque uma das propostas essenciais da nossa escola é formar alunos-leitores. E por que não também formar alunos-autores?
Incentivos para ler e escrever não faltam em todos os ciclos educacionais, desde a Educação Infantil, quando os pequenos ouvem histórias e folheiam os livrinhos.
Acreditamos, pois, que a leitura e a escrita, no decorrer de toda a trajetória escolar, oferecem aos alunos conhecimento diversificado sobre vários assuntos e realidades. E, além disso, os livros proporcionam o desenvolvimento da criatividade, imaginação, comunicação, senso crítico e reflexão sobre as emoções.
Alunos-autores do 1º ano: emoções de valorização e de gratidão
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental estão no início do letramento e já se tornaram autores. Participaram do “Projeto Aluno-Autor”, criado para incentivá-los a se encantarem com esse novo e maravilhoso mundo da leitura e da escrita.
Assim, eles foram autores de livrinhos que, com base no tema “As riquezas de minha vida”, expressaram emoções de valorização e de gratidão em relação a tudo que consideram importante: a família, a escola, as amizades e até os animaizinhos de estimação. Também fizeram desenhos e pinturas. Ou seja, eles foram os autores do texto e da ilustração do livro.
E, numa parceria com a editora “Estante Mágica”, os relatos dos nossos alunos se transformaram em livros, gerando o momento mais empolgante de todo o projeto: a cerimônia de autógrafos.
Em grande estilo, no dia do Evento Cultural da nossa escola, no Auditório Piaget, os alunos entregaram seus livros aos familiares e fizeram dedicatórias. Era nítida a emoção de felicidade dos alunos e dos familiares. As professoras do 1º ano e a coordenadora Elisabete também ficaram emocionadas por testemunharem o progresso de seus queridos alunos.
Aluna-autora do Ensino Médio: emoções de resiliência e superação
Heloísa Caires, nossa aluna do 3º ano do Ensino Médio, muito nos orgulha por ser autora do livro “Meus monstros em poesia”. Como ela mesma comenta, no período sombrio da pandemia, que causou o falecimento de seu pai, foram intensos os dissabores. E ela encontrou na arte de escrever poesias uma maneira de extravasar suas emoções e achar caminhos para a superação das dificuldades.
No Evento Cultural, ela apresentou seu livro aos visitantes e explicou que, buscando entender melhor os “seus monstros”, conseguiu ampliar o autoconhecimento e encontrar um equilíbrio emocional.
Além da resiliência da autora, a obra demonstra o seu talento artístico.
Alunos-leitores do Integral Anos Iniciais: emoções de responsabilidade
Neste ano, os alunos do Período Integral Anos Iniciais participaram de um Projeto Literário que teve como tema “O mundo somos nós”. A proposta foi levar os alunos a compreenderem que emoção gera ação. Portanto, cada um de nós é responsável por desenvolver emoções e sentimentos bons, que possam gerar ações solidárias e comprometidas com a “vida” no planeta.
Um dos livros trabalhados no projeto foi “Crianças de cá, crianças de lá”, de Elisabete da Cruz. É a história de Dona Múndi, uma moradora da “Aldeia Explora Múndi”, que convida crianças do mundo inteiro e também os nossos alunos-leitores para, juntos, discutirem o que seria necessário para tornar o “mundo melhor”.
Então, todas as crianças reunidas (as do livro e as do Fundamental Anos Iniciais) participaram de uma “conferência” sobre a situação atual do mundo. Debateram, deram sugestões e chegaram a conclusões do que desejavam e do que era preciso fazer.
Essas ideias foram apresentadas no Evento Cultural. Num espaço que representava a “Aldeia Explora Múndi”, os nossos alunos mencionaram aos visitantes a responsabilidade que temos com a formação de um “mundo melhor”, atuando em prol da sustentabilidade, do respeito às diferenças, do direito dos animais, da valorização das ciências, cultura e arte, entre outros valores humanistas e socioambientais.E até a autora Elisabete da Cruz esteve presente no Evento Cultural. Ela se encantou com a montagem do “mundo melhor” sugerido em seu livro. Sempre alegre e gentil, distribuiu abraços carinhosos nos alunos e nas professoras, que estavam caracterizadas de personagens da sua história.
“Escolha um livro” para vivenciar muitas emoções
Uma das apresentações dos alunos do 7º ano no Evento cultural foi o estande “Escolha um livro”. Seguindo a proposta da professora Raquel de torná-los agentes estimuladores da leitura, eles se organizaram e fizeram uma coleta com a comunidade Piaget de livros usados, mas que estivessem em bom estado de conservação.
Assim, conseguiram vários exemplares que ficaram em exposição. Os visitantes podiam manuseá-los e levar algum, gratuitamente, de acordo com o interesse.
Quem mais participou da escolha de livros foram os alunos das séries mais adiantadas: do 9º ano e do 1º Médio.
A professora Raquel considerou que o projeto foi um sucesso.