Aprendizado sobre mudanças de emoções e comportamentos.
Os alunos do Nível I foram ao espaço de natureza da nossa escola, que eles mesmos chamam de “florestinha”, para assistirem a uma dramatização da história do Lobo Mau.
Só que a história encenada pelas professoras Silmara e Daniela foi bem diferente: a Chapeuzinho Vermelho conversou com o Lobo e descobriu que ele tinha ficado magoado por muito tempo e, por isso, fazia maldades. Então, ela percebeu que quem é mau, na verdade, gostaria de ser bom, pois possui escondidos em seu coração sentimentos bons.
Foi assim que o Lobo Mau da história das professoras se tornou um lobo amigo das crianças.
Aprendizados socioemocionais
A pecinha foi interativa. Os alunos participaram da história. Para ajudar o Lobo Mau a deixar prevalecer no seu “coração” só sentimentos bons, transmitiram a ele mensagens de amor com gestos e até lhe deram abraços.
De maneira lúdica e contextualizada, os alunos entenderam que oferecer carinho, atenção e amizade às pessoas pode fazê-las superar uma mágoa ou dificuldade e mudar seus sentimentos e, consequentemente, suas atitudes.
Proposta de Autoconhecimento
A Chapeuzinho também explicou que cada aluno deveria pensar se está tendo comportamentos de choro, birra ou raiva, decorrentes de emoções negativas, e tentar substituí-las por emoções boas de contentamento, alegria, serenidade, cooperação, gentileza, gratidão.
Até o agora Lobo Bom aconselhou os alunos:
“Inteligente é aquele que compreende seus próprios sentimentos e procura melhorar, assim como eu fiz.”
Portanto, incentivo ao autoconhecimento e a mudanças para melhor foi a tônica de toda a atividade.
Alegria com as mudanças
Os alunos se empenharam bastante para ajudar o Lobo a se tornar bom e pularam de alegria quando, já transformado, ele segurou o “Boneco do Amor”, um coração personalizado, sempre presente nas aulas.
E, como na cesta da Chapeuzinho só havia frutas, o Lobo Bom gostou da ideia de passar a ter uma alimentação frugal e saudável.
Vendo mais essa mudança no comportamento do Lobo, os alunos também quiseram degustar um pouquinho das frutas.