Neste ano, os alunos do Integral do Fundamental Anos Iniciais estão desenvolvendo um Projeto Literário baseado em livros infantis da autora Elisabete da Cruz.
O objetivo principal é estimular nos alunos o gosto pela leitura.
O quinto livro, “Mãos na terra”, foi trabalhado nos meses de agosto e setembro. Os alunos participaram de atividades interdisciplinares relacionadas à obra, que tem como temas a valorização da natureza, o desenvolvimento sustentável e a proposta de uma vida saudável com uma alimentação benéfica à saúde.
A história do livro
Os fatos acontecem numa fazendinha, entre árvores frutíferas e animais do campo. O personagem principal, o Godô, é um espantalho que decide ajudar as crianças na descoberta dos sabores de uma alimentação nutritiva. Ele também quer conscientizá-las da importância do reaproveitamento alimentar, enfatizando que muitas partes não convencionais dos alimentos, consideradas “restos” e descartadas na hora do consumo, possuem grande quantidade de proteína, vitaminas e sais minerais importantes para a saúde.
Teatro
Para introduzir a história e despertar nos alunos o interesse em ler o livro, as professoras do Integral apresentaram a pecinha “Fazendinha do Godô”.
A representação ocorreu no lugar mais propício para eles conhecerem o Godô e seus amigos: a horta da escola.
Na ocasião, os alunos degustaram água aromatizada, com rodelas de laranja e limão. Tudo muito natural, oferecido pelos personagens da história.
Roda de leitura e debates
Divididos em pequenos grupos, os alunos formaram rodas para ouvir a leitura coletiva do livro. Depois, eles próprios leram em duplas ou individualmente. Não faltaram conversas e debates. Como a obra fala de assuntos que são frequentemente abordados na nossa escola, os alunos tinham muito o que comentar. Assim, puderam expressar seus conhecimentos sobre a importância da “pirâmide alimentar” e do “prato colorido” como referências importantes para a escolha da alimentação diária.
O Godô reaparece na hora do almoço
Com o intuito de incentivar ainda mais a alimentação saudável, o personagem Godô, sem aviso, surgiu no restaurante da nossa escola.
Ele elogiou as crianças que estavam com seus “pratos coloridos”, ou seja, que haviam escolhido alimentos diversos, entre eles verduras, legumes e frutas.
E, para quem estava ainda montando o seu prato e demonstrava ser mais resistente, o Godô aconselhava:
“Pegue só um pouquinho de um alimento que você nunca provou! É capaz de você gostar!”
Artes para o scrapbook
Os alunos produziram diversas artes sobre o livro “Mãos na terra” para a montagem do “scrapbook” — uma espécie de caderno ilustrado que eles estão confeccionando como registro das atividades referentes a todos os livros do Projeto Literário Anual.
Com desenhos, recortes e colagens, eles criaram uma fazendinha com os personagens da história. E, em referência às cores dos alimentos, ilustraram opções de montagem de “pratos coloridos” na hora da refeição.
Mensagens do Godô às famílias
Para levar os aprendizados sobre alimentação saudável também às famílias, os alunos elaboraram mais páginas do “scrapbook”, desta vez com receitas nutritivas.
A primeira receita, indicada pelo personagem Godô, foi “Molho de tomate com manjericão”.
Então, na horta da escola, os alunos colheram manjericão e salsinha que eles mesmos haviam plantado. E colocaram os temperos bem fresquinhos em saquinhos, para levarem para casa juntamente com uma cópia da receita do molho.
Todos ficaram muito felizes de poderem vivenciar o processo de plantio, de colheita e, agora, de utilização das ervas em uma atividade de culinária.
A alegria dos alunos com os “pacotinhos” para entregarem às famílias foi contagiante.
A proposta foi que, se possível, eles participassem do preparo do prato com seus familiares.
Em outra ocasião, o Godô apresentou mais uma receita saudável: “Bolo de abobrinha”.
O Godô nas aulas do Cel-lep
A disciplina do Inglês Diário do Integral também participou das atividades referentes ao livro. O próprio Godô apareceu na aula para anunciar o seu Godô’s Fruit Garden (Pomar do Godô). Foi uma oportunidade para a teacher Gizele desenvolver com os alunos o vocabulário dos nomes das frutas. E o inglês se fez presente também na escrita dos saquinhos de papel que embalaram as ervas colhidas na horta: basil and parsley (manjericão e salsa).
Atividade Maker
O personagem Godô, por ser um espantalho amigo da natureza e das crianças, encantou os alunos. Por isso, eles adoraram a ideia da professora Fabíola de criarem bonecos espantalhos. Assim, numa atividade da Cultura Maker (proposta do “faça você mesmo”, utilizando materiais simples e recicláveis), cada aluno se dedicou à execução minuciosa do seu Godô.