Os alunos aprenderam muito nas aulas e, agora, chegou a época de eles mostrarem o seu conhecimento nas avaliações.
Aprendizados de última hora? Não. É evidente que aprender na véspera da prova é impossível.
Decorar o conteúdo? Nem pensar! A decoreba é coisa do passado e não ajuda em nada. Aliás, as avaliações no Piaget são atividades que exigem do aluno interpretação, reflexão, comparação, conclusão. Ou seja, exigem habilidades cognitivas que a decoreba não proporciona.
Estudo no Período Integral
No Período Integral da nossa escola, os alunos participam de projetos, fazem leitura de obras, debatem, exercitam a linguagem falada e escrita. E, como não poderia deixar de ser, também no Integral eles fazem as tarefas do Período Pedagógico e estudam para as provas.
Mas, como se dá esse estudo nas vésperas das avaliações?
Como o procedimento correto não é aprender de última hora nem decorar, as professoras incentivam os alunos a REVISAR o que já aprenderam no decorrer das aulas.
Assim sendo, para que os alunos revisem os conteúdos estudados, um dos métodos de estudo é a elaboração do Mapa Mental.
Mas o que é um “Mapa Mental”?
Resultante de pesquisas neurocientíficas, o Mapa Mental é um tipo de diagrama, um painel visual, elaborado pela própria pessoa. Inicia-se com uma palavra-chave que represente o assunto e dela saem ramificações (com setas) para indicar tipos, classificações ou exemplos. Usa-se uma cor específica para associações de uma mesma ramificação.
O Mapa Mental, também chamado de Resumo Visual, ajuda a refletir, organizar o assunto, fazer comparações, observar semelhanças e diferenças, selecionar o que for mais importante.
O bom é que o Mapa Mental é individual e feito pelo próprio aluno, do seu jeitinho. Ele pode fazer desenhos, colagens e esquemas conforme seu desejo e também usar e abusar das cores.
Veja alguns exemplos de Mapa Mental das disciplinas de História, Matemática, Ciências e Português que os alunos produziram no Integral do Fundamental Anos Iniciais, apoiados pelas professoras Silvana, Thaís e Simone: