Os alunos do 1º ano, nas aulas de Geografia, estudaram os diferentes “Tipos de moradia” e as características e semelhanças existentes entre elas.
Constataram que se diferenciam bastante com relação à época, costumes de um povo ou comunidade, clima do local e condições financeiras.
Depois, as professoras solicitaram aos alunos que escolhessem um dos principais tipos — oca, iglu, moradia de pau a pique, palafita, casa ou prédio de alvenaria —, e realizassem uma atividade da Cultura Maker (técnica do “faça você mesmo”, com a utilização de materiais recicláveis), para a criação de uma maquete.
A orientação, portanto, foi que fizessem uso apenas de materiais que já possuíssem, e o resultado foram trabalhos muito criativos, que ficaram em exposição.
2º ano
Já os alunos do 2º ano, na mesma disciplina de Geografia, estudaram “Os espaços que ocupamos”, diferenciando Zona Urbana e Zona Rural.
Dentre os aspectos da Zona Urbana, eles aprenderam que as cidades se dividem em bairros e os bairros em ruas, onde se situam o comércio, a indústria e as moradias.
Assim, após localizarem o seu bairro na cidade e nele a sua rua, os alunos caracterizaram o tipo de moradia em que residem.
Então, as professoras pediram que representassem com uma maquete o cômodo preferido da moradia deles, utilizando materiais recicláveis.
Com esse trabalho, as professoras abordaram, também, noções de “Perspectiva” ou “Pontos de Vista”, porque a maquete possibilitou que eles observassem o cômodo da casa nas visões vertical, oblíqua e frontal.
No dia da apresentação da maquete aos colegas, ocorreu uma experiência de comunicação oral: cada aluno fez o relato de sua vivência no ambiente retratado, justificando a escolha feita.