Dois dias de preparação animada e motivadora para os alunos do Médio
No filme MIB (Men in Black) Will Smith e Tommy Lee Jones estrelam esta comédia como os Homens de Preto, dois agentes ultra-secretos encarregados de controlar ameaças intergalácticas e manter em segredo que os extraterrestres vivem disfarçados entre nós.
“Que tal brincarmos com os alunos do 3º ano para diminuir a tensão das vésperas das provas do Enem e oferecermos a eles uma revisão final?”, pensaram os coordenadores do Ensino Médio. Como os professores aderiram à proposta, surgiu a ideia de todos os integrantes do corpo docente do Médio se tornarem os agentes Homens de Preto para derrotarem os alienígenas do Enem: o medo, a ansiedade e a dúvida dos alunos quanto à própria capacidade.
Assim, nas vésperas das provas do Enem, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, os nossos agentes secretos dividiram a “Operação Enem” em 4 principais missões de socorro aos alunos do 3º ano e treineiros do 1º e 2º anos.
Missão revisão de conteúdos
Os nossos professores-agentes, sempre em duplas e unidos por área do conhecimento, relembraram itens dos conteúdos programáticos e deram dicas relevantes sobre a estrutura das provas do Enem.
As apresentações, chamadas de AULÕES, para conquistar a atenção dos alunos e motivá-los, foram divertidas e, ao mesmo tempo, ricas de ensinamentos.
No primeiro dia, participaram as duplas de professores: Eduardo e Juliana (Ciências Humanas), Lucimara e Carol (Linguagens), Erika e Juliana (Redação) e Barbassa e Lize (Ciências da Natureza). No segundo dia, os aulões foram com os professores: Mônica e Talita (Linguagens em línguas estrangeiras) e Robson e Leopoldo - os professores paraninfos dos formandos 2024 (Matemática e Física).
Missão autoconfiança
A “missão autoconfiança” foi ininterrupta, ou seja, ela ocorreu nos dois dias entre um aulão e outro, e também no fechamento dos trabalhos.
Isso porque os MIB do Piaget sabem muito bem que a autoconfiança é fundamental para se ter sucesso numa prova.
Já no primeiro dia, ocorreu a “Mensagem do Mestre”, em que o professor Tanaka fez uma breve recapitulação da Filosofia Moderna e deu enfoque aos pensamentos de Baruch Spinoza, que pregava a valorização do indivíduo, encorajando-o a perder o medo de viver e de agir. Segundo o filósofo, cada pessoa precisa se esforçar na afirmação do seu ser e na busca do conhecimento e da felicidade. Nesse encontro, o “Mestre Tanaka” citou os ensinamentos de Spinoza bem adequados à necessidade de momento dos alunos. E ainda deu mais uma dica importante: para se autovalorizarem e se sentirem confiantes, deveriam recordar da própria trajetória escolar, repleta de experiências vividas e desafios que conseguiram superar.
Missão “Mexa-se!”
Os professores de Educação Física, Daniel e Rejiane, em dias alternados, também foram agentes de ajuda aos alunos e tiveram a missão de descontrair e desestressar.
Conhecedores de que um exercício físico libera a endorfina, o “hormônio da felicidade”, que promove uma sensação de bem-estar, organizaram dinâmicas divertidas que exigiram dos alunos bastante movimento.
No bate-papo, recomendaram aos alunos “mexer o corpo” para ficarem menos ansiosos. E expressaram palavras de encorajamento, fazendo-os se sentir muito queridos.
Missão “Concentre-se!”
Nada melhor para se obter calma e foco — que tanto nos beneficia na hora de realizar uma prova — do que uma prática de yoga. Para essa missão, foi convidada a Kátia Zambianco, professora de Yoga e mãe de um nosso ex-aluno.
Na aula, a kátia desenvolveu exercícios corporais para ativar todos os canais energéticos e ensinou técnicas respiratórias.
Ela explicou que a Yoga possui vários tipos de respiração, mas, ciente do nervosismo dos alunos com relação à prova que fariam no dia seguinte, ela se deteve à técnica respiratória lenta, aquela que tranquiliza o cérebro e o coração, aumentando no praticante a sensação de calma, a concentração e o domínio de si mesmo.
Recomendou que repetissem a técnica antes de começarem a prova.
Missão emoção e presentinhos
Para o final das operações, os Men in Black foram os coordenadores Pedrão e Erika, a orientadora Educacional Cíntia e os professores paraninfos Robson e Leopoldo.
Eles interagiram com os alunos, transmitindo mensagens de apoio e crença no potencial deles. Entretanto, não deixaram de frisar que ninguém está imune a falhas, e que o mais importante é ser persistente em conquistar o que se deseja e nunca desistir.
Nesse encerramento, já começavam a surgir algumas lágrimas, e elas aumentaram quando, inesperadamente, os alunos do 3º Médio receberam cartinhas individualizadas com texto (escrito pelos alunos do 5º ano) e desenho (feito pelos alunos do Nível II).
A ideia da equipe foi realmente emocionar os formandos, já que, como eles, os do Nível II e os do 5º ano irão mudar de ciclo escolar. Em segredo, cada criança recebeu a foto de um(a) aluno(a) prestes a ir para a faculdade e o convite para desenhar ou escrever recados de carinho. Os pequenos adoraram participar da despedida dos maiores e fizeram suas mensagens com muito capricho. Outro presentinho foi o Kit Enem Piaget, entregue aos vestibulandos e também aos treineiros: uma necessaire com água, chocolate e caneta.