Na Educação Infantil, as aulas são feitas para alegrar, motivar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos alunos.
Com base na Metodologia Experimental, as professoras organizam atividades lúdico-pedagógicas em que os pequenos estudantes, brincando, explorando, descobrindo e experimentando na prática, adquirem aprendizados nos aspectos físico-motor, cognitivo, social e emocional.
E, no Integral, por ser um período a mais em que os alunos ficam na escola, esse tempo deve ser prazeroso, com as aulas se configurando como um convite para a participação ativa.
Não podem faltar, portanto, estratégias atrativas em “brincadeiras” muito bem planejadas, de modo a oferecer aos alunos de todos os níveis da Educação Infantil as bases educacionais para a Alfabetização e o Letramento.
Coordenação Motora
As professoras do Integral consideram essencial trabalhar com os pequenos alunos a “coordenação motora” para eles desenvolverem o domínio do corpo e controle dos movimentos, mas sempre em situações de desafio, individuais ou em equipes.
Para tanto, elas planejaram duas “brincadeiras” em que os alunos não podiam deixar a bolinha cair: em uma delas, passavam a bolinha para um colega; na outra, movimentavam a bolinha em pratinhos com um furo no centro.
Com os menores, do Maternal, as professoras empregaram brincadeiras de “encaixe”, que divertem e exercitam a motricidade.
Todas essas atividades exigiram dos alunos habilidades de equilíbrio, destreza, agilidade e muita concentração.
Movimento de pinça
Sabendo da importância da “coordenação motora fina”, por possibilitar o domínio de ações mais precisas e delicadas com as mãos (escrever é um exemplo), as professoras frequentemente apresentam aos alunos atividades desafiantes e divertidas que treinam o “movimento de preensão” ou “movimento de pinça”.
Desta vez, eles usaram giz de cera em “desenhos no escuro” (telas pretas) e brincaram selecionando e encaixando bolinhas e tampinhas. Também participaram de várias brincadeiras com peças de montar. Esses “jogos pedagógicos”, mesmo os mais simples, criados pelas professoras com material reciclável, desenvolvem a motricidade fina, já que requerem controle das mãos e dedos.
Cores, formas e texturas
Ao treino de movimentos de “coordenação motora fina”, associam-se recursos de cores, formas e texturas. Com as mãos, os pequenos fazem experimentos com tintas, misturam e observam os resultados. Enquanto realizam suas produções, vão aprendendo o nome das cores. E, em pinturas ou colagens sobrepostas, reconhecem as diferentes texturas.
Outra brincadeira que os alunos adoram é a de associar elementos da mesma cor. Trata-se de um estímulo ao pensamento lógico e à capacidade de identificação e classificação de objetos.
Letras, números e quantidades
Conhecer as letras e distinguir o próprio nome são habilidades que precisam ser desenvolvidas na Educação Infantil, como preparação para o “letramento linguístico”. Do mesmo modo, associar números a quantidades é a base para o “letramento matemático”. Assim, com a brincadeira Bingo das Letras, os alunos precisaram identificar as letras sorteadas na cartela recebida. E, com as brincadeiras Bambolê das Quantidades e Caminho dos Números, os alunos ampliaram suas habilidades de quantificar e de comparar quantidades.