Atividades lúdicas, como brincadeiras, jogos, músicas, expressão corporal e expressão artística, utilizadas como prática pedagógica, contribuem para o aprendizado dos mais variados conteúdos e torna as aulas mais dinâmicas e interessantes.
O brincar associado ao criar, ao experimentar, desenvolve na criança importantes habilidades, como atenção, memória, criatividade, afetividade e psicomotricidade.
A brincadeira direcionada disponibiliza instrumentos indispensáveis às aprendizagens, formação integral dos alunos e relações socioemocionais.
Por tudo isso, as professoras da Educação Infantil organizam aulas que encantam os alunos e transmitem muito aprendizado.
Seguem algumas atividades que as professoras do Integral Taciane, Conceição e Roseli desenvolveram com seus alunos do Nível I e II.
COMPRANDO O LANCHINHO
A “Cantina do Integral” foi criada para trabalhar conceitos de compra, pagamento, troco e valor do dinheiro. Os alunos puderam comprar alguns itens e formar um lanchinho.
A atividade ocorreu nos espaços da própria cantina da escola. O dinheiro era de mentirinha, mas os saborosos pães de queijo e chocolates eram reais.
EXERCITANDO A COORDENAÇÃO MOTORA E O FOCO
O jogo pega-palitos, além de ser uma brincadeira desafiante, é excelente recurso para desenvolver a coordenação motora fina e a concentração.
Também o movimento das molas coloridas, acompanhando o ritmo de uma música, diverte ao mesmo tempo que exige atenção e habilidade motora.
INICIANDO A ALFABETIZAÇÃO
Utilizando o jogo quebra-gelo e a lousinha magnética, os alunos participaram de brincadeiras divertidas com o treino de números e letras. Puderam verificar quantidades numéricas e fizeram produções espontâneas de palavras, que são estratégias fundamentais no processo de alfabetização.
“PINTANDO O SETE” E A PROFESSORA
A pintura livre é uma ferramenta pedagógica importante, pois permite que a criança expresse seus pensamentos e sentimentos, e deixe fluir a criatividade.
Nesta atividade em questão, os alunos fizeram uma “pintura facial artística” na professora, numa imitação das técnicas tão famosas atualmente de pinturas que complementam fantasias infantis (rosto de um bichinho, por exemplo).
A aula foi uma diversão e tanto!!!!