Nas aulas de Arte, o professor Raul organizou um bate-papo sobre “Moda” para os alunos das turmas do 8º ano exporem suas opiniões.
A proposta do debate foi provocar a reflexão dos aspectos políticos, sociais, culturais e artísticos da Moda.
Então, depois do levantamento das primeiras ideias, o assunto foi aprofundado em pesquisas, que levaram os alunos a perceberem que a Moda representa mudanças sociais, acompanhando os rumos da História e a maneira de pensar dos povos. É uma expressão dos usos, hábitos e costumes de um determinado tempo.
Eles aprenderam que, numa abordagem psicossocial, a moda tem papel significativo no que se refere à identidade. Por meio do vestuário, é possível expressar-se e se comunicar e, em muitos casos, a moda funciona como símbolo de pertencimento a um grupo.
E, como o modo de se vestir também é um canal de voz e um ato de rebeldia de alguns grupos contra a sociedade vigente, a Moda sempre se manifestou diferente e mais descontraída a cada década, principalmente entre os jovens.
Por isso, os trabalhos dos alunos culminaram numa apresentação de trajes de jovens de 1950 até hoje. Os alunos e o professor Raul participaram do “desfile de moda” organizado na própria sala de aula.