Os alunos do Período Integral do Fundamental Anos Iniciais, seguindo a sugestão do “Espantalho Godô”, personagem do livro “Mãos na Terra”, de Elisabeth da Cruz, montaram um minhocário.
Primeiramente, eles aprenderam a importância das minhocas para o meio ambiente, já que elas se alimentam de “restos” (tanto de plantas, como de alimentos e de outros animais), diminuindo a quantidade de lixo. Além disso, por cavarem extensos túneis, arejam a terra, facilitando a penetração de água e de raízes no solo.
O Godô, que virou um querido companheiro dos alunos, explicou que metade de todo o lixo depositado nos aterros sanitários é formada por restos de alimentos e podas de vegetais de jardins.
Então, ele deu a sugestão ecológica de diminuição da poluição do nosso ambiente com a criação de “minhocários caseiros”.
O que é um minhocário caseiro e para que serve
Os alunos pesquisaram sobre minhocário e compreenderam que se trata de um sistema caseiro de reciclagem do lixo orgânico, com o emprego de minhocas. Como elas ingerem os restos de alimento colocados num recipiente devidamente preparado, vão transformando o lixo orgânico em húmus, que é uma substância muito rica em nutrientes para as plantas. Em maiores proporções, o húmus é muito útil na recuperação de solos degradados.
Vantagens de se ter um minhocário em casa
Além do húmus, um minhocário produz o chorume, um líquido que, diluído em em água, pode ser borroficado nas plantas, servindo como adubo ou inseticida.
Assim, os alunos ficaram sabendo que um minhocário, de maneira natural, ajuda a manter sadias as plantas ornamentais e as hortas caseiras.
Experiência de criar um minhocário
Como esclareceu a professora Silvana, que interpreta o personagem Godô do livro, a construção do minhocário de vidro permitirá aos alunos conhecerem o hábitat das minhocas e acompanharem todas as etapas de transformação.
“Até o final do ano, semanalmente, iremos retirar a proteção escura do nosso minhocário e anotar e desenhar o que ocorreu em cada intervalo de tempo. Será um experimento científico. E os alunos estão adorando a atividade.”, comentou ela.