O interesse pela leitura precisa ser incentivado desde cedo. É na infância que o hábito de ler se inicia. Por isso, atividades diversas e projetos pedagógicos do Ensino Fundamental Anos Iniciais sempre se baseiam em um ou mais livros.
No Período Integral, especificamente, existe um Projeto Literário com livros selecionados para o ano inteiro.
Em 2023, os alunos estão lendo obras da escritora Elisabete da Cruz.
SEGUNDO LIVRO DO PROJETO
Em março, ocorreram os trabalhos sobre o segundo livro da escritora: “Eu leitor, eu autor” que, de uma forma divertida, estimula a criatividade de escrita de quem o lê. A obra, portanto, não é apenas para ler, mas para compartilhar, desenhar, rabiscar, anotar e escrever. Sugere a criação de personagens, de cenários e de um enredo. Enfim, é um convite para o leitor dar asas à imaginação e se tornar, também, um autor.
OFICINAS LITERÁRIAS
As professoras Silvana, Thaís, Kátia, Janaína, Simone e Fabíola organizaram oficinas de criação de histórias, utilizando propostas apresentadas pelo próprio livro.
Antes, elas conversaram com os alunos com o propósito de afastar qualquer insegurança ou medo que eles pudessem ter de não conseguir ser autor. Elas explicaram que a criação literária era algo prazeroso e possível a todas as pessoas, desde que deixassem a inibição de lado e permitissem fluir a imaginação
Para que os alunos se sentissem capazes, a primeira oficina foi uma produção coletiva e oral. Numa roda, as professoras começaram uma narrativa e eles foram dando sequência. O resultado foi um enredo original e muito engraçado.
Em seguida, ocorreu a produção individual. Cada aluno recebeu 3 fichas com figuras que representavam o personagem, o lugar e o acontecimento. Assim, com base nessas informações, numa folha dividida em três partes, os alunos montaram seus textos. Os menores se expressaram em linguagem não verbal (desenho) e os maiores em linguagem não verbal e verbal (desenho e escrita).
CRIAÇÃO DE CARTÕES
Em outra ocasião, os alunos participaram da criação de cartões com mensagens, escritas e ilustradas, sobre a importância dos livros e as descobertas maravilhosas que as histórias oferecem. Esses cartões, com recadinhos de incentivo para os demais colegas da escola se interessarem pela leitura, serão pendurados num “guarda-chuva literário” e expostos no Dia Mundial do Livro.
FÁBRICA DE TEXTOS
Na aula de Cultura Maker (técnica do “faça você mesmo” com o emprego, principalmente, de materiais recicláveis), a professora Fabíola orientou os alunos a confeccionarem a “Fábrica de Textos”, composta por uma caixa de sapatos que eles encaparam e decoraram, e nela colocaram vários objetos pequenos, fotos, recortes, desenhos.
Alguns desses elementos guardados na caixa, quando escolhidos ou sorteados, servirão de inspiração para a criação de textos.
VISITA DA ESCRITORA
Para encanto dos alunos do Integral, a autora Elisabete da Cruz veio à nossa escola visitá-los.
Ela conversou sobre seu trabalho de escritora de livros infantis, dando detalhes de como foi sua trajetória, como descobriu que podia montar histórias e como seleciona os assuntos para as suas obras. E, principalmente, incentivou que eles continuassem lendo muito e também criando textos.
É claro que ela, conhecedora do universo infantil, soube estabelecer uma ótima comunicação com os nossos alunos.